Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Moradores de Guaxuma protestam contra construção de estação de esgoto

De acordo com moradora, obra vai beneficiar apenas uma parte da população do bairro

Moradores do bairro Guaxuma, em Maceió, voltaram às ruas para protestar contra a construção de uma estação de esgoto na praça do Conjunto Gurguri. Os manifestantes fecharam uma das pistas da AL-101 Norte, nas primeiras horas desta terça-feira (8).

De acordo com a moradora Regina Coeli, a obra vai beneficiar apenas uma parte da população do bairro. "A manifestação busca valorizar nossa cidadania, por um lugar de moradia saudável. Os moradores são a favor do projeto de esgotamento sanitário do Litoral Norte, do programa Revitaliza Maceió, porém, o que queremos é colaborar na localização da estação elevatória de bombeamento do esgoto dos loteamentos Gurguri e Guaxuma".

Leia também

Pelo projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), ainda conforme o relato da moradora, a subestação ficaria na única pracinha do loteamento Gurguri. Depois, foram indicadas mais três áreas, sendo duas em áreas verdes e uma no açude, na foz do Rio Garça Torta.

"Não concordamos e, agora, com uma quinta área, é que os moradores estão de acordo. Solicitamos à prefeitura para estudar a viabilidade técnica. Enfim, a Guaxuma resiste", pontuou.

O trânsito na AL-101 Norte ficou lento devido à mobilização dos moradores. "Levamos para a ciência dos moradores de Maceió essa reivindicação. Que não é só dos que moram no Gurguri ou Guaxuma, mas de todos os que frequentam as praias de Garça Torta e Guaxuma. Somos cidadãos e queremos ser ouvidos".

A Seminfra se pronunciou por meio de nota e disse que o cronograma de atividades vai continuar, apesar dos protestos. Confira na íntegra:

Nota Seminfra

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que suspendeu a obra de construção da estação elevatória na Praça do Conjunto Gurguri, Região Norte de Maceió.

O órgão municipal esclarece que as obras em continuidade na região são as de instalação da rede coletora de esgoto, que não têm relação com a área onde será construída a estação elevatória.

Ao suspender a construção da estação elevatória na Praça do Gurguri, a Seminfra sugeriu quatro locais para os moradores escolherem onde instalar o equipamento. No entanto, um grupo de pessoas tenta impedir o andamento das obras, por meio de manifestações. A Seminfra ressalta que precisa seguir com o cronograma de atividades, cujos prazos devem ser cumpridos.

O sistema de esgotamento sanitário que está sendo implantado no loteamento Gurguri não vai provocar qualquer tipo de degradação ambiental ou uma possível geração de odores. Já o sistema utilizado e proposto pelos moradores que se opõem aos serviços de saneamento é o de fossa séptica e sumidouro (vala de infiltração), mecanismo de baixa eficiência, que provoca contaminação do lençol freático, além de outros prejuízos ao meio ambiente.

Diante desta situação, a Prefeitura de Maceió informa que adotará os procedimentos cabíveis para que os serviços tenham prosseguimento na região.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas