Apesar da operação de retirada dos ambulantes da Rua das Árvores realizada pela Prefeitura de Maceió na semana passada, alguns deles resistem no local. Segundo a administração municipal, eles devem ser transferidos para a antiga "Feira do Rato", na Levada, a fim de desobstruir a via, um dos principais corredores de transportes da região.
Na manhã desta terça-feira (10), carrinhos com mercadoria ainda transitavam na rua dos ônibus. A maioria dos comerciantes, porém, decidiu ficar em frente ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), nas proximidades da Rua das Árvores. Eles reclamam do baixo movimento.
Leia também
"Meu carro ainda está cheio de mercadoria. Acho que estou vendendo 30% a menos do que quando eu vendia no cruzamento da Boa Vista com a Rua das Árvores. Acho que vai ficar muito pior o movimento quando colocarem a gente para o fim da rua, que é o que estão planejando fazer", diz Alexsandro Virgínio.

Também ambulante na região central da capital, Samuel Santos afirmou temer 'passar necessidade' devido à mudança. "Onde querem colocar a gente passa pouco pedestre, não tem ponto de ônibus, nem comércio. A região é 'morta'. Estamos com medo de passarmos necessidade por conta disso".
De acordo com os comerciantes, são mais de 300 pessoas vendendo legumes, frutas e verduras no Centro. "A gente aqui é como bandido; se a fiscalização chega a gente tem que correr", afirma o ambulante José Edson, que trabalha na informalidade há três anos e reclama da falta de emprego.

Um dos clientes que costuma comprar por ali, Sérgio Bastian diz concordar com a readequação. Para ele, a localidade estava intransitável. "Espero que transfiram eles para um local onde consigam vender bem. Mas, de fato, eles aqui atrapalham muito o trânsito, tanto de pedestres quanto de veículos", ressalta.
Segundo o coronel Adilson Bispo, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), a ideia é colocar os ambulantes na Rua Francisco de Menezes, onde funcionava a Feira do Rato. A transferência deve acontecer até o final da próxima semana.
"Para isso, estamos fazendo todo um trabalho de infraestrutura. É importante frisar que já conversamos com ele sobre a readequação", aponta. "Melhoramos as ruas, no local tem uma nova estação de VLT, banheiros", acrescenta o coronel.
A operação de retirada da Rua das Árvores aconteceu na quinta-feira passada e contou com guardas municipais e fiscais da Semscs. Apenas 50 comerciantes que trabalhavam no local foram cadastrados pela Prefeitura.