Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Meningite: alunos de escola são vacinados após morte de criança

Menina de 7 anos, estudante da unidade de ensino, faleceu na madrugada da segunda-feira (28) devido à doença

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação de vacinação contra a Meningite Viral, na Escola Municipal João Feitosa, no bairro Rio Novo. Uma aluna de 7 anos faleceu na madrugada da segunda-feira (28).

A ação tem como objetivo evitar a proliferação do vírus e reforçar a imunidade das crianças contra as demais agravos preveníveis da infância, foram disponibilizadas, além das vacinas da Meningocócica C e a CWY – de reforço contra a doença – doses contra a Covid -19, HPV, Influenza, Antitetânica, Hepatite B, Tríplice Viral e dTPA.

“A orientação da SMS é atingir o máximo de cobertura em todas as vacinas do calendário vacinal, especialmente da população infantil e idosos, que são mais vulneráveis. E também reforçar a importância da vacinação, na prevenção dessas e outras vacinas que ajudam a evitar consequências graves como a que ocorreu aqui”, destacou a enfermeira Arly Santa Maria.

A movimentação na unidade escolar refletiu a preocupação que tomou conta da comunidade do Rio Novo após a morte da aluna, que, segundo familiares informaram à imprensa, sentiu os primeiros sintomas na sexta (25) e a levaram para unidades de saúde da capital em busca de atendimento.

No domingo (27), após ter sido mandada para casa, os sintomas pioraram, e, na madrugada de segunda (28), a criança foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ela sentia febre, dor de cabeça, olhos ardentes, dor no ouvido e perda da fala.

“Foi uma fatalidade, mas abalou todo mundo ver uma criança saudável, amorosa e participativa passar por isso. Porém, isso foi um alerta, tanto para nós quanto para os pais, para que a gente procure chamar a atenção dos responsáveis para resgatar o cuidado com a atualização do cartão vacinal dos nossos alunos”, ressaltou a diretora da unidade escolar, Suely Barbosa.

Artigos Relacionados

Suely ainda relatou que, assim que soube do óbito, acionou as autoridades das áreas da Saúde e da Educação. Além da vacinação no local – para os 290 alunos, funcionários da unidade e comunidade do entorno da unidade – uma equipe da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS fez uma visita técnica à escola, aproveitando a mobilização para esclarecer dúvidas e orientar os pais.

A dona de casa Sirlene Maria da Silva chegou cedo à escola para vacinar o pequeno José Marcos. Ele tem 7 anos e é uma criança com Down. Para ela, ouvir falar em casos de Meningite passou a ser um pesadelo depois de ter perdido o primeiro filho, em 2007, aos 3 anos.

“Depois de ter vivido o que eu vivi com essa doença e que me causa sofrimento até hoje, eu não podia deixar de participar dessa ação, pra ver se meu filho precisava de algum reforço. Não dá pra relaxar com essa precaução”, disse Sirlene.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas