Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Manifestantes pró e contra impeachment de Dilma dividem orla de Maceió

Defensores do processo estão confiantes na vitória na Câmara; contrários apontam que não há votos suficientes

A orla de Maceió é palco neste domingo das manifestações dos alagoanos que defendem a saída ou a permanência da presidente Dilma Rousseff (PT) no cargo. Quem defende o processo do impeachment acredita que a saída de Dilma favorece a retomada do crescimento do país, bem como o fim da crise política. Já os manifestantes contrários apontam que o processo que tramita na Câmara não tem base legal e, portanto, trata-se de um golpe. Os pró-impeachment se reúnem em frente ao Alagoinhas; os contrário ao processo se concentram na orla de Pajuçara.

Segundo um dos organizadores do Movimento Brasil, Henrique Arruda, cerca de 3 mil pessoas estão, nesta tarde, no acampamento realizado por eles há semanas, à porta da casa do presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB). Porém, Arruda explicou que o número de manifestantes deve aumentar consideravelmente, visto que a todo momento pessoas que defendem a saída de Dilma chegam "sem parar ao local".

Leia também

"Hoje é um dia que gritaremos aquilo que estava travado em nossa garganta há vários meses: Fora PT. Certamente, será uma grande vitória para o Brasil. Nós do Movimento Brasil contribuímos diretamente para isso. Estamos felizes. Hoje conseguiremos. O povo brasileiro vai vencer", disse Henrique Arruda.

Uma manifestante a favor do impeachment comparou a data de hoje com o Dia da Independência. "Ao final da sessão na Câmara, vamos gritar o Dia da Independência do Brasil mais uma vez. Hoje é um grande dia, um marco que é resultado de uma grande luta. O povo brasileiro vai dar um passo a mais pelo bem deste país, independentes e longe desse governo", expôs Sandra Gomes.

Equipes da Polícia Militar acompanham o ato que, até o momento, é considerado pacífico pelos integrantes da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP). Os manifestantes também confeccionaram cartazes contra os deputados federais de Alagoas que vão votar contra o impeachment na sessão deste domingo, a exemplo de Givaldo Carimbão (PHS), Ronaldo (PDT) e Paulão (PT).

Imagem ilustrativa da imagem Manifestantes pró e contra impeachment de Dilma dividem orla de Maceió
| Foto: FOTO: Pedro Ferro

'É golpe?'

Na orla de Pajuçara, o ato reúne diversas entidades sindicais ligadas historicamente ao Partido dos Trabalhadores (PT). Intelectuais, lideranças políticas consideradas de esquerda, comunicadores e ativistas também marcam presença. Na manifestação, eles apontam de forma clara que não há base legal para o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

"Este impeachment não tem sentido. Não podemos engolir isso. Qual é o crime que a nossa presidente cometeu? Falam de crime de responsabilidade, mas isso não existiu. Só melhorou a vida de todo trabalhador, do povo da cidade e do campo. Não vai ter golpe, temos certeza disso", disse a manifestante Tereza Silva.

Imagem ilustrativa da imagem Manifestantes pró e contra impeachment de Dilma dividem orla de Maceió
| Foto: FOTO: pedro

A coordenadora Nacional do Movimento Sem-Terra e da Frente Popular em Alagoas informou que cerca de 3,5 mil manifestantes a favor de Dilma acompanhavam a sessão da Câmara na orla. "Chegamos às 10h e só sairemos quando terminar tudo. Hoje por aqui já passaram cerca de 6 mil pessoas e esse número deve crescer. Após todo esse processo, esperamos que hoje seja feita a democracia, tudo dentro da legalidade. Que a democracia vença", expôs Débora.

Os manifestantes pró-governo acreditam que o processo não terá o número de votos suficientes para ser aprovado em plenário. "O outro lado, que é a favor do golpe, só pensa neles. Mas quando os governantes deles entraram na presidência, o trabalhador e o pobre não têm vez. O governo do PT me deu uma casa, deu escola para os meus filhos. Os golpistas estão cometendo uma injustiça contra o trabalhador", desabafou Aline dos Santos.

Imagem ilustrativa da imagem Manifestantes pró e contra impeachment de Dilma dividem orla de Maceió
| Foto: FOTO: Pedro Ferro

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas