A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (16), a ampliação do uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra Covid-19.
Em Maceió, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 58.535 crianças, de 0 a 4 anos de idade, estão aptas a se vacinar na capital com o imunizante.
A vacina, por sua vez, será oferecida em todo o País assim que a área técnica do Ministério da Saúde aprovar a recomendação do imunizante, porém, ainda não há uma previsão da data.
“Essa vacina é diferente da que já temos em estoque. Então, ainda não temos doses dela. Estamos esperando o Ministério nos enviar”, disse a SMS.
A versão pediátrica da vacina da Pfizer tem dosagem diferente da usada em faixas etárias acima de 12 anos. A formulação autorizada pela Anvisa deverá ser aplicada em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose aplicada pelo menos oito semanas após a segunda dose.
Artigos Relacionados
Artigos Relacionados
“A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias”, informou o Ministério da Saúde.
Maceió preparada para vacinação
Maceió está preparada para iniciar a vacinação nesse público. A enfermeira Camila Peixoto, da Gerência de Imunização do município, informou que a capital segue apenas na espera do aval do Ministério. Ela diz que é esperado mais explicações acerca do imunizante, para, assim, definir o calendário vacinal no Município e treinar os profissionais.
CoronaVac
A vacina CoronaVac já vem sendo aplicada - em todo o País - em criança de 3 a 5 anos, após a Anvisa aprovar, em julho, a aplicação emergencial do imunizante para esse público.
Essa faixa etária recebe a mesma dose que hoje já é aplicada no público de 6 a 17 anos e nos adultos.