Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Mais de 30 mil motoristas são autuados por excesso de velocidade em Maceió

Levantamento da SMTT realizado em 2017 mostra que essa é a infração mais cometida na capital

De acordo com um levantamento feito pelo setor de estatísticas de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), dirigir acima da velocidade permitida foi a infração mais registrada em 2017 na cidade de Maceió, tendo cerca de 30 mil casos com excesso de 20% até 50% da velocidade sinalizada na via, durante o decorrer do ano.

Outros 1.972 veículos foram flagrados trafegando em velocidade 50% acima do permitido. De acordo com o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é considerada gravíssima e, além de pagar uma multa no valor de R$ 880,41 (aplicando o fator multiplicador em três vezes), o condutor ainda perde imediatamente o direito de dirigir e tem a Carteira de Habilitação apreendida.

Leia também

Transitar na faixa exclusiva para ônibus também encabeça a lista de infrações registradas no ano passado. Mais de 20 mil veículos foram autuados por descumprir o artigo 184 do CTB, que proíbe a circulação na faixa da direita regulamentada para uso exclusivo de determinado veículo.

O avanço de sinal vermelho resultou em 6.700 autuações. A infração é bastante recorrente no trânsito, sendo a maior causa de colisões transversais. As multas de estacionamento não ficaram de fora. Quase 10 mil veículos foram flagrados estacionados em local ou horário proibido especificamente pela sinalização e outros 5.400 estacionados no passeio público.

As estatísticas coletadas pela SMTT servem como fomento para a criação de campanhas educativas, melhorias e ações para combater as principais causas de acidentes no trânsito, assim como, construir um cenário favorável de mobilidade urbana.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas