Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió terá semáforos com tecnologias 4G e inteligência artificial

Eles são capazes de agirem de forma autônoma, escolhendo o melhor tempo dos sinais para cada momento de tráfego

A capital alagoana vai começar a receber semáforos inteligentes que captam o fluxo do trânsito em tempo real e toma decisões de acordo com o tráfego da localidade em que estão instalados. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (26) pelo prefeito de Maceió, JHC.

Segundo a Prefeitura de Maceió, os equipamentos são capazes de agirem de forma autônoma, escolhendo o melhor tempo do semáforo para cada momento, aliando tecnologia 4G com inteligência artificial.

Leia também

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), os equipamentos possuem software de tecnologia australiana e possuem implantados o sistema 4G. Serão instalados, de acordo com o órgão, 47 novos semáforos com 4G, sendo 33 no Centro e 14 na Avenida Comendador Gustavo Paiva.

Outra novidade é que a gestão dos semáforos, como a manutenção, por exemplo, será via satélite, em tempo real e acompanhada remotamente, com smartphones e também por agentes do Núcleo de Operação Integrada (NOI). 

As avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima terão instalação de semaforização inteligente. Serão 30 intersecções de semáforos, desde o viaduto da antiga PRF, até a Praça do Centenário. Estudos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apontam um ganho de até 30% no tempo de viagem por este trajeto, comparando com a viagem feita antes do afundamento dos bairros. 

Os equipamentos são auto-adaptativos, com câmeras que contam, em tempo real, a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento e um algoritmo que calcula o melhor tempo de semáforo, incluindo uma sincronização com os demais. 

Acessibilidade

Também será implantado semáforo com instruções sonoras, em frente à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, no Centro. O equipamento emite um som de bipe que facilita a identificação dos dispositivos, além de informativos sonoros e em braille, possibilitando a travessia segura.

O dispositivo possui informativos em braile e também emite a mensagem no indicador sonoro para as pessoas que não possuem a leitura em braile. O dispositivo também será implantado em outros pontos da cidade, posteriormente.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas