Maceió terá semáforos com tecnologias 4G e inteligência artificial

Eles são capazes de agirem de forma autônoma, escolhendo o melhor tempo dos sinais para cada momento de tráfego

A capital alagoana vai começar a receber semáforos inteligentes que captam o fluxo do trânsito em tempo real e toma decisões de acordo com o tráfego da localidade em que estão instalados. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (26) pelo prefeito de Maceió, JHC.

Segundo a Prefeitura de Maceió, os equipamentos são capazes de agirem de forma autônoma, escolhendo o melhor tempo do semáforo para cada momento, aliando tecnologia 4G com inteligência artificial.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), os equipamentos possuem software de tecnologia australiana e possuem implantados o sistema 4G. Serão instalados, de acordo com o órgão, 47 novos semáforos com 4G, sendo 33 no Centro e 14 na Avenida Comendador Gustavo Paiva.

Outra novidade é que a gestão dos semáforos, como a manutenção, por exemplo, será via satélite, em tempo real e acompanhada remotamente, com smartphones e também por agentes do Núcleo de Operação Integrada (NOI). 

As avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima terão instalação de semaforização inteligente. Serão 30 intersecções de semáforos, desde o viaduto da antiga PRF, até a Praça do Centenário. Estudos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apontam um ganho de até 30% no tempo de viagem por este trajeto, comparando com a viagem feita antes do afundamento dos bairros. 

Os equipamentos são auto-adaptativos, com câmeras que contam, em tempo real, a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento e um algoritmo que calcula o melhor tempo de semáforo, incluindo uma sincronização com os demais. 

Acessibilidade

Também será implantado semáforo com instruções sonoras, em frente à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, no Centro. O equipamento emite um som de bipe que facilita a identificação dos dispositivos, além de informativos sonoros e em braille, possibilitando a travessia segura.

O dispositivo possui informativos em braile e também emite a mensagem no indicador sonoro para as pessoas que não possuem a leitura em braile. O dispositivo também será implantado em outros pontos da cidade, posteriormente.

*Com assessoria