No período de 22 a 28 de julho, no campus de Maceió da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberá pesquisadores e cientistas para discutir e abordar assuntos que envolvam a "Ciência, Responsabilidade Social e Soberania". A expectativa do 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é de que passem universidade cerca de 15 mil pessoas por dia do evento.
A abertura acontecerá no neste domingo (22) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, das 18h às 22h.
Leia também
A cada ano, a SBPC é realizada em um estado brasileiro, em universidades públicas. Pela primeira vez, Maceió será sede do evento que reunirá cientistas, professores e estudantes profissionais liberais e visitantes. Farão parte , também, autoridades e gestores de políticas públicas para ciência e tecnologia de todo país.
A programação possui uma variedade de conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Outras atividades prometem movimentar a reunião, como a SBPC Jovem com atividade intetrativas (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral),a ExpoTeC (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura) e a SBPC Afro e Indígena, que pela primeira vez da história da reunião incorporará o termo Afro que terá uma representação relevante em Alagoas.

Já o professor IIdeu de Castro, falou sobre o papel principal da SPBC " Promover, estimar ciência , a discussão sobre a educação e situação sobre grandes questões do nosso país e mostrar aos jovens, crianças , professores de educação básica e pais que ciência é bonita, relevante, importante e um palco de discussão de políticas públicas para ciência e tecnologia, para os direitos humanos, desenvolvimento sustentável. Sem contar que o mais importante é mobilizar a sociedade local para ficarmos uma semana com atividades relacionada com ciência e tecnologia", ressaltou.
Já para o professor Vieira, vice reitor da Ufal, o evento trará uma pespectiva num horizonte de discurssões nacionais sobre o que o país pensa em fazer sobre tecnologia e ciência. " O Brasil precisa deixar claro qual a sua política para ciência , tecnologia ,inovação e para o ensino superior. Além do aspecto acadêmico, essa SBPC assume um papel político ímpar na definição, no debate a partir da comunidade Universitária.Um país que não investe em educação, na formação ensino superior, ciência é um pais que fica vunerável a importação de capital, de massa crítica e desemvolvimento humano e tecnológico", finalizou.
A participação no evento é livre e gratuita. A inscrição só é necessária para quem realizará trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar algum minicurso ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento. Para mais informações acessar o site:http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/sobre-a-reuniao/apresentacao/