Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió se prepara para o melhor Verão dos últimos anos

Mais voos estão previstos para a capital e uma rede hoteleira operando na sua totalidade

Maceió está nos retoques finais para aquela que promete ser a melhor temporada de verão dos últimos anos. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o consequente controle da pandemia, a capital se prepara para receber um grande fluxo de visitantes até março do ano que vem, pelo menos. A previsão da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) é ocupação hoteleira acima de 80%, em média, neste período.

Algumas estratégias adotadas desde o começo da gestão do prefeito JHC tem escancarado portas para o turismo e garantido que o município seja o destino preferido dos brasileiros – e dos estrangeiros – nesta alta temporada que se avizinha. Os sinais de que as ações estão surtindo o efeito desejado já puderam ser vistos no feriadão da Padroeira do Brasil, com quase nenhum quarto de hotel disponível por aqui.

Leia também

A secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão, avalia que este crescimento na procura pelo destino Maceió deve-se ao empenho de todos os segmentos do turismo e da Prefeitura de Maceió, que têm direcionado todos os esforços na imunização e em melhorias na infraestrutura da cidade.

Ela cita, como exemplo, o fato de a atual administração ser empenhada em criar diretrizes para a retomada das atividades econômicas em um cenário de queda no número de casos de infecção pelo coronavírus, provocada pelo trabalho eficiente de imunização da população.

“A vacinação segue a passos largos e permite que Maceió seja um destino seguro. Boa parcela da população está imunizada e isto garante mais proteção de todos, deixando os turistas mais à vontade para curtir as nossas belezas. Os visitantes estão priorizando os destinos em que há mais atividades ao ar livre e isto eles podem encontrar por aqui, com as nossas praias”, destacou a gestora.

Mourão acrescenta que o prefeito JHC também tem avançado na requalificação da orla marítima, com a entrega de banheiros públicos, organização dos espaços esportivos e melhorias na infraestrutura dos equipamentos de lazer e de passeios. “Ou seja, estamos preparando a nossa sala de estar para referendar esta retomada segura das atividades econômicas”, frisa.

Além das ações da gestão, o segmento turístico, com o apoio da Prefeitura de Maceió, mantém o propósito de continuar estimulando o destino nas principais plataformas de vendas de pacotes turísticos. O resultado, conforme avaliação da secretária de Turismo, está sendo formidável e acima das expectativas, diante da incerteza de todos por conta da pandemia.

“Neste feriado, nos aproximamos de 100% de ocupação hoteleira e continuaremos neste patamar ao longo do fim de semana e nos próximos dias. No Natal e no Réveillon, a expectativa é a melhor possível”, destacou. Para ela, este cenário positivo pode ter sequência no primeiro trimestre de 2022, por causa das férias escolares, do verão e do Carnaval, fatores que, combinados, impulsionam o fluxo de visitantes.

Percebendo – e vivenciando – esta alta procura a Azul Linhas Aéreas aumentou a quantidade de voos para a capital alagoana. O prefeito JHC esteve na companhia e assegurou que agora são 14 voos para Maceió. “Turismo é geração de emprego, desenvolvimento e mais oportunidades”, resumiu JHC.

As belezas de Maceió encantam turistas do Brasil e do mundo
As belezas de Maceió encantam turistas do Brasil e do mundo | Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió

Eventos para a alta temporada

Além das boas energias que pairam sobre o setor turístico, quem escolher o destino Maceió não vai ficar parado um só segundo. É que a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) tem um pacote de eventos para a alta temporada. Até agora, foram lançados 14 editais com credenciamento de artistas para apresentações ao longo do período. Mais cinco seleções estão previstas até o mês de dezembro. Deste quantitativo, são nove convênios federais e cerca de R$ 2,5 milhões em recursos que vão incrementar o segmento cultural, tão prejudicado durante o isolamento social.

“Estamos optando por credenciar os artistas e, assim, criando bancos de artistas pré-habilitados. Isto vai agilizar a contratação para os eventos que vamos promover neste ano e em 2022. E vai permitir a movimentação de outras pastas, dando um passo mais firme e forte nesta retomada”, evidencia Mírian Monte, diretora-presidente da FMAC.

Para encerrar 2021 com chave de ouro, o maceioense e os turistas que aqui estiverem poderão curtir os festejos do aniversário de Maceió logo no começo de dezembro, com apresentações musicais e de grupos de cultura na orla e no Benedito Bentes. Está prevista, ainda, a Festa das Águas, para reverenciar a cultura afro; a Festa do Bumba-Meu-Boi; o Cortejo de Natal; O Natal dos Folguedos; o Réveillon com festas espalhadas em sete pontos da cidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas