Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió registra o terceiro maior acumulado de chuvas do Brasil em 24h

Inmet emitiu dois alertas de chuvas para quase todas as cidades alagoanas; ambos são válidos até as 10h desta quarta-feira (7)

Maceió registrou o terceiro maior acumulado de chuvas do Brasil em 24h, dentro do período de 9h dessa segunda-feira (5) e 9h desta terça (6), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os números apontam que choveu 29.4 milímetros. A cidade onde mais choveu foi Codajas (AM), onde foram registrados 48.8 milímetros.

O Inmet emitiu dois alertas de chuvas para quase todas as cidades alagoanas. Os avisos amarelo e laranja são válidos a partir desta terça (6) e seguem até as 10h desta quarta (7).

O alerta amarelo, que representa perigo potencial, foi para 61 municípios, podendo haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Artigos Relacionados

Já o aviso laranja tem um grau de severidade maior e foi emitido para 58 cidades. É esperado, para essas regiões, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

O Inmet alerta que a população evite enfrentar o mau tempo e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Para mais informações, entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SPDEN/Semarh-AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo.

A previsão, no entanto, é de possibilidade de ocorrência de chuva nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, com intensidade fraca a moderada, persistindo até esta quarta-feira (7).

"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, intensificados pela propagação de distúrbios no escoamento de leste próximo à superfície, favorece a formação de áreas de instabilidade principalmente entre o litoral de Pernambuco e Alagoas. Esse padrão no escoamento atmosférico pode contribuir para a ocorrência de chuva mais persistente nas próximas 48 horas. Atenção especial para as regiões ambientais do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, e o Baixo São Francisco do Estado de Alagoas", diz aviso.

A Semarh ainda destaca que as ocorrências de chuvas de intensidade fraca a moderada podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo Região Metropolitana de Maceió. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas