Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió registra alta no nº de caso de AIDS e HIV entre jovens

População tem acesso aos testes rápidos em todas as unidades de saúde do Município e no Bloco I do PAM Salgadinho, onde oferece tratamento especializado

O número de jovens infectados com HIV vem preocupando as autoridades de saúde em Maceió. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital alagoana registrou, somente neste ano, 325 casos de pessoas com HIV e 128 casos de Aids. A faixa etária prevalente desses dados é na população entre 20 a 34 anos.

A enfermeira da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Géssyca Melo, destaca a importância da realização do teste rápido para o diagnóstico precoce de infecções, principalmente entre o público jovem, onde há uma prevalência dos casos.

Leia também

“Os testes rápidos atuam como uma importante ferramenta para o diagnóstico e consequente tratamento precoce do HIV e, hoje, a população tem fácil acesso a esse serviço em todas as unidades de saúde. Por isso, reforçamos à população sobre a necessidade de estar se prevenindo e também fazer o teste rápido, pois a infecção é muito silenciosa”, orienta.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi comemorado na última quinta-feira (1º). A data tem como objetivo alertar à população sobre a doença, além de fazer uma desconstrução do preconceito sobre pessoas que vivem com HIV/Aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

Para garantir a assistência e o acolhimento dessas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com o PAM Salgadinho - maior unidade de atendimento especializado em média complexidade de Maceió, localizado no bairro do Poço, que oferta atendimento especializado e tratamento de pacientes com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Bloco I da unidade.

Funcionando por demanda espontânea, o atendimento para este público é realizado durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bloco I, no qual dispõe de testes rápidos para detecção precoce de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C, além de oferecer medicação gratuita para o tratamento do HIV/Aids. O serviço também é ofertado em todas as unidades de saúde da capital.

Acesso a exames e tratamento

Para fazer o teste rápido nas unidades de saúde e no CTA do PAM Salgadinho, basta comparecer nos locais, de segunda a sexta-feira. É preciso apresentar documento de identidade, comprovante de residência e cartão SUS. Nos casos de pessoas em situação de rua, que não apresentem documentos pessoais, o teste, ainda assim, é realizado e o resultado liberado.

Usuários com diagnóstico positivo são encaminhados para os centros de atenção especializada, que são o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (Trapiche da Barra); Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins) e o Bloco I, do PAM Salgadinho (Poço).

Em todos estes locais, os maceioenses contam com uma equipe multidisciplinar que inicia o acompanhamento adequado para tratamento da infecção e recuperação da saúde e do bem-estar.

Dezembro Vermelho

A campanha do Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante todo o mês, as ações são intensificadas e buscam sensibilizar a população sobre os mecanismos de prevenção e diagnóstico dessas doenças e também para a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV/Aids.

O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, que é 1º de dezembro. A cor vermelha, por sua vez, foi escolhida por ser a cor do laço, símbolo da luta contra a Aids.

*Com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas