Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió inicia comemorações de aniversário com 7 dias de festa em 7 bairros diferentes

Serão 40 atrações distribuídas em toda a cidade, beneficiando mais de 280 artistas; medidas protetivas devem ser seguidas pela população

Maceió deu a largada às comemorações do aniversário da cidade, celebrado dia 5 de dezembro e que vai levar a festa para 7 bairros da capital em 7 dias diferentes. O primeiro dia de atrações aconteceu na noite dessa segunda-feira (29), no Conjunto José Tenório.

Com uma estrutura bem montada, palco digno para os talentosos artistas de Maceió, a Prefeitura trouxe grupos de bumba meu boi, baianas, coco de roda e afoxés, em uma programação composta 100% por artistas locais.

Leia também

“É um prazer imenso iniciar as comemorações do aniversário da nossa cidade justamente aqui, no José Tenório. Temos que parabenizar a associação de moradores daqui, que é sempre atuante, que sempre vem nos procurar da Fundação, e parabenizar a Prefeitura, junto com a equipe da FMAC, por estar retomando o movimento cultural da cidade”, pontuou Mirian Monte, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

A noite começou com as Baianas de Ganga Zumba, seguidas pelas apresentações do Boi Águia, do Coco Xodó Nordestino, do grupo Afrojubá e fechando a programação com o som de Basílio Séh.

O músico Basílio Séh comentou sobre o evento. “É de grande importância, porque Maceió é uma cidade do Nordeste que contribui muito para o engrandecimento cultural do povo brasileiro”, afirma o músico.

Sobre a atuação do poder público para a classe artística, ele diz que “as ações realizadas até então mostram preocupação e responsabilidade com políticas públicas”. O artista frisa sua participação na nova formação da cultura local. “A mim cabe o que eu puder para contribuir no crescimento cultural desta gestão”, finaliza.

Kennedy Luiz, presidente da associação do moradores do José Tenório e adjacências, que atende mais de 30 mil pessoas, relatou que a comunidade fez um mutirão no dia anterior para receber a festa.

“Fizemos várias ações para embelezar nossa praça e, também, para fortalecer nossa comunidade para receber esse evento, que é muito marcante para nossos moradores que aconteça justamente aqui”, relata Kennedy sobre o início das comemorações do aniversário de Maceió.

“Moro em Rio Largo e vim de bicicleta para cá. Me impressionou a estrutura que a Prefeitura de Maceió colocou aqui”, pontuou Filipe Lucas, que fez parte do público que estava na Praça do Bicentenário, no Conjunto José Tenório. “Estou gostando dessa iniciativa de democratizar a cultura, levando para todos os bairros as atrações. Antes era coisa só para turista ver, tudo se concentrava na orla, e a cidade é muito mais do que isso”, contou o ciclativista.

Com 40 atrações diferentes, de segmentos e gêneros culturais diversos, Maceió vai comemorar seus 206 anos com festas em 7 bairros diferentes durante 7 dias. Serão mais de 280 artistas impactados positivamente com a ação, tendo seus cachês já garantidos.

As comemorações seguem nesta terça-feira (30), na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, a partir das 15h. A celebração do aniversário da cidade se junta a outra data especial, o Dia do Evangélico. As atrações ficam por conta das cantoras gospel Rute Assunção, Eveny Braga, Wilka França, Amanda Souza, da banda Presença e Glória e de Sarah Farias, maceioense que foi indicada ao Grammy Latino deste ano na categoria de melhor álbum cristão em língua portuguesa.

Nesta quarta-feira (1º), o Mirante do Jacintinho vai ser palco da festa da Prefeitura de Maceió, trazendo, a partir das 18h, os grupos de coco de roda Xique Xique e o Reis do Cangaço, a Capoeira Tradição, a quadrilha junina Rosa dos Ventos, e fechará a noite com o grupo de samba-reggae Afro Mandela.

O Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom, vai receber a festa do aniversário da cidade na quinta-feira (2), a partir das 18h, com as apresentações da Associação de RPG, do teatro do grupo Joana Gajuru, da banda Tequila Bomb, do cantor Vitor Pirralho e da banda de rap Favela Soul.

Em Riacho Doce, as comemorações no aniversário de Maceió começam às 18h da sexta-feira (3). As atrações serão por conta do bumba meu boi Águia Dourada, o grupo de maculelê do Mestre Josivaldo, do coco de roda Barreiros das Alagoas, das Taieiras de Ganga Zumba e, fechando às 22h, com a apresentação da bateria da escola de samba da Gaviões da Pajuçara.

Por sua vez, no sábado (4), o tradicional bairro de Fernão Velho vai receber as comemorações a partir das 18h, com as apresentações da Associação dos Violeiros e Trovadores, do maracatu Raiz da Tradição, do coco de roda Catolé, da quadrilha junina Flor de Chita e Carla Araújo e Banda, finalizando o dia de shows.

Já no domingo (5), dia do aniversário de Maceió, o encerramento das comemorações será na Praça Multieventos, na Pajuçara, e começa às 16h com a apresentação de Jacques Setton, seguido pelo grupo de maracatu Baque Alagoano, da banda Afro Afoxé, do sanfoneiro Fidelis, da banda Afro Zumbi, da banda Quadrilhão, do samba de roda K’Posu e, para fechar a noite, às 23h, Barababaz e Jhonny Lopes.

A Prefeitura orienta e reforça a importância do uso das medidas protetivas com relação à Covid-19. A capital, que possui mais de 80% da população vacinada com as duas doses ou dose única, segue cumprindo o previsto no decreto estadual e os protocolos recomendados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas