Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Maceió fortalece ações de combate à insegurança alimentar

Restaurantes Populares distribuem em média, diariamente, 2.050 almoços, sendo a maioria no Centro de Maceió,

Com ações voltadas para o combate à insegurança alimentar, que atinge diversas famílias em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Maceió tem investido de maneira permanente no fortalecimento de políticas públicas. Em três anos, foram inauguradas duas unidades de Restaurantes Populares, sendo uma no bairro do Jacintinho (pague e leve) e Benedito Bentes (pague e leve).

As unidades distribuem, em média, diariamente 2.050 almoços, sendo a maioria no Centro de Maceió, com 1.500 refeições; já na unidade localizada no Jacintinho são 225 refeições e mais 325 no Benedito Bentes. Com preços que cabem no bolso da população, o café da manhã custa R$1,00 e o almoço, R$3,00.

Leia também

A refeição é balanceada com carboidratos, proteínas, além de ter diversas opções de proteínas como frango ao forno, que é o carro do chefe da casa, fígado, isca de frango, boi guisado, carne moída, soja refogadas e diversas outras opções e acompanhamentos como feijão, arroz, macarrão, pirão, salada, suco e sobremesa.

A expectativa é que sejam inauguradas, ainda, unidades do restaurante popular no Tabuleiro do Martins, Mercado da Produção, na Levada, Santos Dumont, Cidade Universitária, Clima Bom, Vergel do Lago e Ipioca. A iniciativa beneficia diretamente famílias carentes, contribuindo para que as pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade na mesa.

Elielson Nobre, que frequenta diariamente o restaurante, elogiou os pratos que são servidos. “Esse é um bandejão muito bom e eu não tenho do que reclamar. Fico bem alimentado, o tempero é ótimo e vem a frutinha, o suco", enfatizou.

Yasminne Cavalcante, diretora-geral de segurança alimentar do município explica que a gestão vem fortalecendo as políticas públicas, através da ampliação da oferta do alimento seguro, nutricionalmente equilibrado. “Também estamos trabalhando na ampliação de Unidades de Pague e Leve, garantido o acesso à população mais vulnerável. Depois do direito à vida, o direito de se alimentar bem é algo que nós priorizamos para todas as pessoas”, disse.

Merenda Escolar

O foco nas crianças também vem garantindo alimento de qualidade para aqueles que integram a rede municipal de ensino. Segundo a Prefeitura de Maceió, em algumas unidades, antes mesmo do horário das aulas, é servido o desjejum, que consiste no preparo de uma alimentação saudável ou na distribuição de uma fruta aos estudantes que não conseguiram ter, em casa, sua primeira refeição do dia.

Logo depois, às 9h, é servida uma refeição reforçada, geralmente arroz com frango ou macarrão com carne, acompanhada de suco de abacaxi ou alguma fruta.

“Muitas crianças só têm aqui na escola a única refeição no dia. Todos nós, todos os professores são voltados para aquela criança mais carente. A gente pergunta se ela comeu ou não e, caso a resposta seja negativa, sempre damos alguma coisa, como um leite, até a hora do lanche. Costumamos dizer que oferecemos uma merenda de amor", disse Janete Gomes, diretora da Escola Municipal Petrônio Viana.

A gestora enfatizou ainda que nunca faltou recursos para a aquisição da merenda na escola, e os produtos alimentícios adquiridos pela escola sempre são suficientes para todo o mês.

*Com Secom Maceió

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X