Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió chega a 80% de adultos totalmente imunizados contra a Covid-19

Capital alagoana avança com 70,70% de toda a população vacinável com as duas doses ou vacina de dose única

Maceió chegou a 80,13% da população adulta e 70,70% de toda a população vacinável, inclusive adolescentes de 12 a 17 anos, estão imunizadas com duas doses ou a vacina de dose única contra a Covid-19.

Maceió foi a primeira cidade da América Latina a receber o Ônibus da Vacina, unidade móvel viabilizada por meio de parceria com a Mercedes-Benz e a Cruz Vermelha, que possibilitou a imunização de 12.317 pessoas em 31 localidades do Município.

Leia também

Como forma de acelerar a vacinação, também foi criado o Corujão da Vacina, ampliando o horário de vacinação para atender aquela parte da população que teria dificuldade de comparecer aos pontos de vacinação durante o dia.

“Essa estratégia para a vacinação foi muito bem recebida e quando houve a necessidade de ampliação do atendimento, os pontos funcionaram com 24h e até 60h ininterruptas de vacinação”, informa a secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes.

A secretária de Saúde, Célia Fernandes, destaca a eficiência da estratégia implantada para a vacinação em Maceió.
A secretária de Saúde, Célia Fernandes, destaca a eficiência da estratégia implantada para a vacinação em Maceió. | Foto: Secom Maceió

Uma ferramenta fundamental para o acompanhamento da vacinação em Maceió foi a criação do portal vacina.maceio.al.gov.br, que concentra dados e serviços sobre o programa de forma transparente. Em outubro, Maceió avançou para a 5ª posição entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no Índice de Transparência de Dados da Covid-19, segundo análise da Open Knowledge Brasil (OKBR). A plataforma ressaltou, em nota técnica, que Maceió teve um dos maiores avanços entre as capitais, subindo do 14º para o 5º lugar no ranking.

“A publicação de microdados foi um dos principais motivos de evolução de Maceió. As bases contribuíram para um maior detalhamento demográfico e geográfico de casos e de pessoas vacinadas na capital”, ressalta a plataforma.

Responsável técnica pelo monitoramento dos dados, a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, ressalta as funcionalidades do site. “Desenvolvemos a ferramenta do Painel da Vacinação e ajustamos nossas informações, consolidando-as de uma forma didática para um melhor acesso da população a todos os dados produzidos”, explica Rodrigues.

Outras ferramentas foram criadas para otimizar o fluxo de atendimento e a comodidade do maceioense. Uma delas é o filômetro, aplicativo que permite visualizar o fluxo de atendimento nos pontos fixos, permitindo escolher o local com filas menores.

A acessibilidade também entrou na pauta da vacinação, por meio dos drive-thrus e da criação do cartão em braile, que garantiu acessibilidade de informações às pessoas com deficiência visual.

Vacinação contra a Covid-19 em Maceió
Vacinação contra a Covid-19 em Maceió | Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Os pontos no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho; Papódromo, no Vergel do Lago; Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes; Praça Osman Loureiro, no Clima Bom; e áreas dos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária); além dos drives thrus dos estacionamentos de Jaraguá e da Justiça Federal funcionaram de domingo a domingo até o mês de outubro, quando o avanço da imunização permitiu reduzir o funcionamento para seis dias, com funcionamento de segunda a sábado.

Documentos necessários

A primeira dose da vacina está disponível em todos os pontos para pessoas de 12 anos ou mais com ou sem comorbidades. Já a segunda dose está disponível para adolescentes que já completaram os 56 dias da primeira dose e adultos. A dose de reforço, para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com seis meses completados desde a aplicação da segunda dose, além de imunossuprimidos com pelo menos 28 dias da segunda dose.

Para se vacinar, pessoas com 18 anos ou mais devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. A 3ª dose vale para quem tomou as duas doses de um dos imunizantes da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.

Adolescentes podem se vacinar apresentando a certidão de nascimento e, os de 12 a 15 anos, devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Na ausência destes, devem estar acompanhados de um adulto portando declaração de autorização escrita à mão e assinada pelos pais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas