Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Litoral Norte de Maceió recebe obras de esgotamento sanitário

Construção de Estação de Tratamento e Estações Elevatórias são alternativas mais adequadas para a região

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está executando obras de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação em quatro regiões da cidade. Entre as localidades beneficiadas está o Litoral Norte, onde havia a necessidade de construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e da instalação de Estações Elevatórias para permitir o bombeamento do esgoto coletado para a ETE.

Implantar essas estações elevatórias exige que os critérios técnicos sejam rigorosamente seguidos, como levantamento topográfico detalhado e identificação de áreas destinadas a equipamentos urbanos. A princípio, áreas verdes ou de preservação ambiental não podem ser indicadas para receber as obras, exceto quando não há na região áreas destinadas à implantação de equipamentos.

Leia também

A área escolhida para construção da estação elevatória dos loteamentos Guaxuma e Gurgury foi a única disponível para a localidade que está fora de área verde e que atende aos critérios técnicos exigidos.

O coordenador-executivo do Revitaliza Maceió, Vitor Albuquerque, fala sobre a questão.  "O equipamento foi projetado e dimensionado de acordo com os parâmetros das normas brasileiras e não trará transtornos à comunidade local, tendo funcionamento automatizado, além de dispor de grupo gerador exclusivo para atender a eventual falta de energia elétrica na região". O poço de sucção e demais equipamentos ficarão totalmente enterrados, causando menor impacto visual, ocupando apenas 10% da área escolhida, de forma a preservar o espaço de lazer, sem prejuízos à comunidade.

Os técnicos da Seminfra esclareceram, ainda, que o sistema de fossa séptica e sumidouro, defendido pela Associação dos Moradores dos Loteamentos Guaxuma e Gurgury, não é apropriado para a localidade, pois além de ser rudimentar, pode prejudicar o lençol freático da região. Esta é uma alternativa adotada apenas quando inexiste rede pública coletora de esgotos.

A Seminfra reforça que a obra foi precedida de estudo ambiental e possui as licenças ambientais necessárias à sua execução.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas