Tem início, nesta segunda-feira (9), a operação de trânsito especial montada para a Cúpula do G20. Em razão do evento, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) fará bloqueios parcial e total, abrangendo ruas dos bairros Jatiúca e Cruz das Almas, onde acontece a reunião.
Durante os dias de evento, além de veículos oficiais e àqueles relacionados ao evento, somente moradores locais e ônibus do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) do DMTT terão acesso à região interditada.
Leia também
Bloqueio parcial
Acontecerá de segunda a quinta-feira (9, 10, 11 e 12 de setembro). Nesse período, somente o trecho da Av. Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito entre as ruas Camaragibe e Padre Luiz Américo Galvão terá tráfego limitado. Nesses dias, o desvio será para a Avenida Evilásio Soriano, contornando pela Rua Padre Luiz Américo Galvão e retornando pela Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito.
Bloqueio total
Acontecerá na sexta-feira (13), com bloqueio no trecho da Av. João Davino, que fica entre a Av. Desembargador Valente Lima e a Rua José Luiz Calazans, com a presença de equipes do DMTT e da Polícia Militar de Alagoas. Com isso, o acesso à Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito pela Avenida João Davino ficará isolado, sendo permitido apenas para os veículos das autoridades e comboios envolvidos com o G20, além do trânsito local e ônibus do SMTU.
Outros pontos com bloqueio serão os cruzamentos da Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho com as ruas Dr. Mário Nunes Vieira, Dr. Roland Simon e Vereador Mironildes Vieira. Esse trecho contará com viaturas do DMTT e somente o tráfego de veículos de moradores será liberado.
Além dos agentes em pontos-base, com viaturas e motocicletas, painéis informativos serão distribuídos na região para orientar os condutores. A equipe de Educação no Trânsito também estará na região para orientar moradores e comerciantes locais sobre as mudanças.
A Cúpula do G20 é a reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membros, composta por 19 países e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024, e Maceió será o palco do encontro dos países que representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
*Com assessoria