Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Infrações por estacionamento irregular chegam a 1.572 em 2019

Estacionar irregularmente rende multa que chega a R$ 293,47, além de pontos na CNH

O desrespeito aos direitos e às necessidade especiais de outras pessoas vem se mostrando alto entre alguns alagoanos. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, durante 2019, 1.572 infrações por estacionamento irregular em vagas destinadas a idosos, grávidas e deficientes físicos foram contabilizadas pelo órgão. Contudo, de acordo com o diretor de Operações e Mobilidades da SMTT, Rodrigo Medeiros, a situação vem melhorando.

Apesar de parecer alto, o número mostra uma diminuição em comparação aos anos anteriores. "Hoje em dia, podemos destacar que se respeita bem mais essas vagas e o acesso a elas. Nós podemos observar que três anos atrás, antes de mudar a legislação com relação às multas, o desrespeito era muito maior. Hoje ainda existe, claro, mas temos uma resposta positiva bem maior", contou.

Leia também

"Grande parte dessa mudança é em decorrência à gravidade da multa, que chega a R$ 293,47, juntamente à remoção do veículo e à redução de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Conseguimos uma fiscalização maior e, consequentemente, as pessoas começam a respeitar mais esse tipo de vaga, que é destinada a um público específico e que necessita dela", disse.

A importância das vagas está especialmente na capacidade de ajudar pessoas com deficiência de locomoção e, como tal, sua fiscalização é indispensável. "Para pessoas que têm dificuldade de se locomover, seja por idade avançada, gravidez, ou por algum tipo de deficiência física, estacionar próximo ao local é de suma importância. Muitas vezes temos deficientes ou idosos que estacionam bem longe do local porque estão com a vaga ocupada por pessoas que não precisam dela, podendo ocasionar risco para a pessoa", relatou o diretor de Operações e Mobilidade.

CONSCIENTIZAÇÃO

A SMTT, visando conscientizar a população para a importância de respeitar as vagas e não estacionar de forma irregular, utiliza-se de campanhas e mensagens através de palestras. "Trabalhamos também com conscientização no trânsito e com toda essa parte. Atualmente, não estamos em nenhuma campanha específica para esses casos de desrespeito a vagas de idoso, grávidas e deficientes físicos, mas temos o Maio Amarelo, nossa campanha de conscientização no trânsito", comentou Rodrigo Medeiros.

Segundo ele, a mudança no comportamento da população é expressada através do número de denúncias de pessoas que não pertencem aos grupos que podem usar as vagas. "Acho que isso simboliza que estamos progredindo nesse ponto. As denúncias aumentaram e muitas delas não são feitas por idosos, grávidas ou deficientes físicos, e sim pelo resto da população".

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas