Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

IMA investiga poluição do Riacho Doce, em Maceió

Após colher amostras da água, equipes deverão identificar as causas e os responsáveis pelo crime ambiental

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) estiveram no bairro de Riacho Doce, em Maceió, nesta sexta-feira (3), para coletar amostras da água do rio que leva o mesmo nome. Além da coleta, a equipe irá verificar as possíveis fontes de poluição do corpo d'água, a fim de, posteriormente, identificar os responsáveis pela poluição.

Os técnicos foram enviados ao local após o órgão receber denúncias de moradores da região. Nos últimos dias, eles identificaram que o riacho se transformou em uma língua suja, com uma grande mancha se formando em trecho do mar.

Leia também

Segundo Guilherme Ramalho, fiscal do IMA, a suspeita é a de que a causa esteja relacionada à ausência de saneamento básico. "Iremos agir conforme os resultados das amostras e após identificarmos a origem da poluição", disse Ramalho.

De acordo com Manuel Messias, gerente de laboratório do IMA, a coloração e a turgidez do rio são atípicos. "A poluição está visível, mas a análise laboratorial é necessária para confirmar se a poluição é proveniente de resíduos industriais ou de esgotos domésticos", explicou Messias.

O gerente afirmou, ainda, que a análise será feita para se identificar os parâmetros característicos de esgoto sanitário. "Avaliaremos aspectos como coliformes fecais, Escherichia Coli, pH, salinidade e condutividade", emendou, acrescentando que o relatório das amostras deve sair na próxima quarta-feira (8), sendo, posteriormente, encaminhado à fiscalização do IMA, para que a gerência tome as medidas cabíveis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas