O Hospital Geral do Estado (HGE) promove, neste domingo (4), a segunda edição do Dezembro Verde Para o Pé Diabético. A ação é gratuita e vai ocorrer em trecho interditado da Avenida Sílvio Vianna, das 8h às 12h.
Aferição de pressão, teste de glicose, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), atividades físicas e atendimentos com médicos vasculares estão entre as ações previstas.
Leia também
O intuito, segundo o cirurgião vascular do HGE, Josué Medeiros, é prevenir contra infecções e problemas de circulação nos membros inferiores que, em caso avançado, podem resultar em amputações e até em morte. A primeira edição aconteceu ano passado e reuniu cerca de 500 pessoas.
"Foi uma manhã inteira com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e equipes de enfermagem mobilizadas, além de voluntários e outros profissionais que ajudam na organização. O resultado foi magnífico", salientou o cirurgião vascular do HGE.
Josué Medeiros explica ainda que o chamado pé-diabético é um problema de saúde decorrente da diabetes. Ele é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, transformando-se em úlcera. "Os sintomas partem de micose, dormência, rachaduras no calcanhar, formigamentos e dores. Por isso, é preciso inspecionar os pés todos os dias e, em caso de alguma irregularidade, procurar um médico", emendou.
Para o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rogério Barboza, a iniciativa do HGE em promover saúde fora do complexo hospitalar é um ganho para todos os alagoanos. "Com ações como esta, a população tem mais acesso à equipe de profissionais, descobrindo um universo que repercute no atendimento desempenhado no hospital", avaliou.