Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

HGE promove ação preventiva contra o pé diabético neste domingo

Todos os exames serão ofertados de forma gratuita à população

O Hospital Geral do Estado (HGE) promove, neste domingo (4), a segunda edição do Dezembro Verde Para o Pé Diabético. A ação é gratuita e vai ocorrer em trecho interditado da Avenida Sílvio Vianna, das 8h às 12h.

Aferição de pressão, teste de glicose, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), atividades físicas e atendimentos com médicos vasculares estão entre as ações previstas.

Leia também

O intuito, segundo o cirurgião vascular do HGE, Josué Medeiros, é prevenir contra infecções e problemas de circulação nos membros inferiores que, em caso avançado, podem resultar em amputações e até em morte. A primeira edição aconteceu ano passado e reuniu cerca de 500 pessoas.

"Foi uma manhã inteira com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e equipes de enfermagem mobilizadas, além de voluntários e outros profissionais que ajudam na organização. O resultado foi magnífico", salientou o cirurgião vascular do HGE.

Josué Medeiros explica ainda que o chamado pé-diabético é um problema de saúde decorrente da diabetes. Ele é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, transformando-se em úlcera. "Os sintomas partem de micose, dormência, rachaduras no calcanhar, formigamentos e dores. Por isso, é preciso inspecionar os pés todos os dias e, em caso de alguma irregularidade, procurar um médico", emendou.

Para o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rogério Barboza, a iniciativa do HGE em promover saúde fora do complexo hospitalar é um ganho para todos os alagoanos. "Com ações como esta, a população tem mais acesso à equipe de profissionais, descobrindo um universo que repercute no atendimento desempenhado no hospital", avaliou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas