Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Hemoal abre as portas para doação de sangue no feriado antecipado do Dia do Evangélico

Unidades de Maceió e Arapiraca funcionarão na segunda-feira (29), das 7h30 às 17h

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) mantém o funcionamento normal na próxima segunda-feira (29), na antecipação do feriado estadual do Dia do Evangélico. Os atendimentos serão feitos na capital alagoana e em Arapiraca, Agreste de Alagoas. As doações terão início às 7h30 e se encerrarão às 17h.

O Hemoal destaca que o ato de doar sangue pode salvar até quatro vidas. Os voluntários devem observar uma série de exigências para se candidatar a doar sangue. A idade mínima é de 16 anos. Os doadores devem pesar 50 quilos ou mais e portar um documento original com foto. Caso seja menor de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais, portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Leia também

As pessoas que sejam portadoras de sífilis, Aids, doença de Chagas e as que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade ficam impedidas de doar sangue. De acordo com determinação do Ministério da Saúde, gestantes e lactantes também são proibidas de realizar a doação.

Já quem fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ou, ainda, tenha colocado piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano. Para repetir a doação de sangue, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres de três. 

Covid-19

Os voluntários que tomaram as vacinas contra a Covid-19 devem respeitar um intervalo. Se o imunizante foi CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, mas, se a vacina tomada foi a AstraZeneca, Pfizer ou Jassen, a doação de sangue só pode ser realizada após o sétimo dia do recebimento de cada dose.

Quem se infectou com a covid-19 deve esperar um prazo de 30 dias após a recuperação. Já aqueles que mantiveram contato com pessoas infectadas, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, podem realizar a doação de sangue normalmente.

Com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas