Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Guia do eleitor: tire dúvidas sobre a votação no segundo turno

Organização Arnon de Mello tem cobertura especial para o 2º turno das eleições

Os maceioenses voltam às urnas, neste domingo (29), para eleger o próximo chefe do executivo municipal da capital alagoana. Com uma eleição atípica, com menos tempo de campanha e uma série de restrições devido à pandemia do novo coronavírus, não é incomum que ainda existam dúvidas sobre os procedimentos que devem ser seguidos para votar.

A Gazetaweb separou algumas dúvidas sobre a votação, entre as perguntas frequentes no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Leia também

Qual o horário de votação no segundo turno? 

Em razão da pandemia, o horário de votação foi ampliado em uma hora e segue valendo para o segundo turno. Com isso, a votação será das 7h às 17h. O TSE orienta que idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco votem das 7h às 10h, quando as sessões costumam estar mais tranquilas.

É obrigatório usar máscara?

Sim, os protocolos sanitários são os mesmos que foram adotados no primeiro turno. O uso de máscara é obrigatório e vai ser exigido já na entrada da zona eleitoral - quem não estiver usando não poderá votar. O eleitor deve respeitar a distância mínima de um metro entre as pessoas. Recipientes de álcool gel estarão disponíveis nos locais de votação. O TSE recomenda que o eleitor leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Não votei no primeiro turno, posso votar agora?

Sim, pois a Justiça Eleitoral considera cada turno uma votação independente. Vale lembrar que o título eleitoral só é cancelado após o eleitor não votar em três pleitos consecutivos, não justificar os períodos e nem pagar as multas. Essa regra não vale para as pessoas que não são obrigadas a votar, como analfabetos, eleitores com mais de 16 anos e menos de 18 e os maiores de 70 anos.

Não votei no primeiro turno e ainda não justifiquei, posso votar no segundo? E até quando posso justificar?

Quem não votou no primeiro turno tem até 14 de janeiro para justificar a ausência, que pode ser feita pelo aplicativo e-Título e no site do TSE ou do TRE. Será necessário preencher um formulário explicando porque não pôde votar e anexar um comprovante, como um atestado médico ou um bilhete de uma passagem. Mesmo que não tenha feito a justificativa, o eleitor pode votar no segundo turno.

Não vou votar no segundo turno, como posso justificar?  

O eleitor que vai estar fora do seu domicílio eleitoral ou impossibilitado de votar, por causa de uma doença, por exemplo, pode fazer a justificativa pelo e-Título no dia da eleição. O aplicativo usa o sistema de georreferenciamento, que faz a leitura de onde o eleitor está naquele momento e compara com o local de votação, permitindo ou não a justificativa.

Quem não tiver acesso a um celular pode justificar o voto presencialmente, em sessões eleitorais de municípios que têm segundo turno no país. Nos dois casos, a justificativa deve ser feita entre 7h e 17h.

Se, por algum motivo, o eleitor não conseguir justificar o voto no dia da eleição, pode regularizar a situação a partir de segunda-feira (30) pelo e-Título, no site do TSE ou do TRE ou ainda em um cartório eleitoral. No caso do segundo turno, o prazo para a justificativa termina em 28 de janeiro.

Não lembro onde eu voto, como posso conseguir essa informação?  

O eleitor pode consultar o local de votação no e-Título. Mesmo que não saiba o número do título, o cadastro no aplicativo pode ser feito com o CPF. O eleitor também pode conseguir essa informação pelo tira-dúvidas do WhatsApp, número 61 9637-1078, pelo site do TRE ou do TSE.

Posso votar sem o título de eleitor?  

Sim, é possível votar sem o título de eleitor. Basta apresentar um documento oficial com foto. Quem já cadastrou a biometria e essa informação aparece como ativada no e-Título pode votar apenas mostrando o celular com as informações.

Estou com sintomas de covid-19, posso ir votar?  

O TSE orienta as pessoas que estão com sintomas que optem por justificar o voto. A recomendação vale também para quem testou positivo para a covid-19 recentemente. A justificativa pode ser feita em até 60 dias após a data da eleição.

Quem pode ser preso no período eleitoral?  

O  eleitor dos municípios em que há segundo turno não pode ser preso desde cinco dias antes da eleição até 48 horas após o término da votação, exceto em caso de flagrante, por sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. Candidatos, membros da mesa de votação e fiscais de partido têm o período da proibição da prisão maior: começando 15 dias antes da votação e terminando 48 horas depois do encerramento do pleito.

Qual a diferença entre voto branco e nulo?  

A diferença está apenas na forma como o eleitor decide votar. O voto em branco é registrado quando o eleitor pressiona o botão "Branco" na urna eletrônica. O voto nulo é registrado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e aperta o botão "Confirma".  Tanto o voto em branco quanto o voto nulo são considerados inválidos, portanto não entram na contagem final.

Voto nulo pode anular uma eleição?  

Apenas os votos válidos são considerados na contagem. Se a maioria dos eleitores votar nulo, esses votos não são considerados na contagem e ganhará a eleição o candidato com o maior número de votos válidos. Mesmo que mais da metade dos eleitores vote nulo, a eleição não é anulada.

Como faço para votar na urna eletrônica?

No segundo turno, o eleitor terá de digitar apenas o número do seu candidato a prefeito. Assim que aparecer a foto, o eleitor deve apertar a tecla "Confirma" (verde). O eleitor que se enganar na hora de digitar tem a opção de apertar a tecla "Corrige" (laranja). Nesse caso, poderá digitar novamente o número do candidato, visualizar a foto e apertar a tecla "Confirma".

Quem é obrigado a votar?  

O voto é obrigatório para os alfabetizados e para os eleitores com mais de 18 anos e menos de 70 anos.

Moro fora do país, preciso votar nas eleições municipais?

Não. Para cidadãos que possuem domicílio eleitoral no Exterior (Zona Eleitoral ? ZZ), o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República.

Se o cidadão brasileiro mora no Exterior mas ainda tem o seu título de eleitor vinculado a uma zona eleitoral no Brasil, precisará justificar a sua ausência nas eleições caso falte a qualquer um dos turnos de votação.

*com informações do UOL e do TSE

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas