Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Governo Federal renova Calamidade nos bairros afetados pela mineração em Maceió

Reconhecimento ajuda a viabilizar a Ajuda Humanitária, que serve de apoio para os moradores atingidos pelo desastre

O Governo Federal renovou, nesta terça-feira (23), o reconhecimento do estado de Calamidade Pública nos bairros afetados pela mineração em Maceió, capital de Alagoas. O documento foi publicado no Diário Oficial da União, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Com o reconhecimento, assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, após o decreto do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, criado em março de 2020, o governo mantém a possibilidade de disponibilizar o auxílio-complementar e apoio técnico para enfrentar o desastre enfrentado pela população dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Leia também

O problema já é considerado como o mais complexo do Brasil e o sexto maior do mundo, afetando diariamente a vida de 40 mil moradores da capital alagoana.

Agora, a prefeitura aguarda a análise da solicitação da Ajuda Humanitária para a realocação de mais de 1.918 unidades habitacionais previstas no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias - realizado pelas Defesas Civis Municipal e Nacional e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) - publicado neste em junho.

Esta é a terceira vez em que o Governo Federal reconhece o Estado de Calamidade em Maceió devido ao processo de subsidência provocado pela atividade de mineração, segundo relatório da CPRM. O primeiro foi em março de 2019 e o segundo em setembro de 2019. Antes do Estado de Calamidade Pública, em dezembro de 2018, houve o reconhecimento do Estado de Emergência.

* Com informações da assessoria de imprensa da Defesa Civil Municipal.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas