Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Funcionários do Sanatório param atividades para cobrar salários, férias e vale-transporte

Trabalhadores alegam que estão há dois meses sem vencimentos, tendo que conviver com rachaduras no prédio e falta de recolhimento de lixo hospitalar

Funcionários dos setores de enfermagem, administrativo e de asseio e conservação do Hospital Sanatório, em Maceió, paralisaram as atividades, na manhã desta segunda-feira (19), para cobrar pagamento dos salários, das férias e do vale-transporte. Eles denunciam que estão sem receber há dois meses, além de conviver com os riscos na estrutura da unidade, devido às rachaduras, e o não recolhimento do lixo hospitalar.

Parte dos trabalhadores se concentrou em frente ao prédio onde funciona o hospital, no bairro do Pinheiro, em protesto contra o atraso nos vencimentos. A promessa é de manter, apenas, 30% do atendimento ao longo do dia, respeitando o que preconiza a Constituição em caso de movimentos grevistas.

Leia também

De acordo com o presidente do Sateal [Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas], Mário Jorge Filho, a situação no Sanatório está cada vez mais insustentável. Ele diz que os funcionários são liberados para gozar as férias, mas sem o direito de receber o dinheiro proporcional ao período. Os que faltam ao serviço por não terem recebido o vale-transporte também estariam sendo punidos.

“A direção do hospital alega que está nesta situação por aguardar os repasses da Secretaria de Estado da Saúde, que estariam atrasados, e a antecipação da verba indenizatória da Braskem, pelos danos causados pela mineração na localidade. Por enquanto, tem autorização para funcionar no Pinheiro, servindo, inclusive, como unidade de retaguarda do HGE”, destacou o sindicalista.

Ele acrescenta que o Sanatório não efetuou o pagamento da empresa que faz o recolhimento do lixo hospitalar. Por causa disso, centenas de bolsas de resíduos se amontoam em um espaço aos fundos, colocando em risco a vida de mais de mil trabalhadores, além dos pacientes em tratamento.

Lixo hospitalar não vem sendo recolhido
Lixo hospitalar não vem sendo recolhido | Foto: Cortesia à Gazetaweb

“Sem falar nas rachaduras que são visíveis. As que aparecerem nas paredes foram fechadas com massa corrida. Mas as do piso continuam lá”, denuncia Mário Jorge Filho.

A entidade acompanha o movimento desta segunda e informa não ter conhecimento da adesão por parte dos profissionais médicos. “Só sabemos que tem médicos pedindo demissão de lá”.

O presidente do Sateal denuncia, ainda, que a direção do Sanatório contratou novos funcionários para atuação no setor de Hemodiálise, no último fim de semana. “Seria controverso, já que o hospital alega não ter dinheiro para pagar os funcionários do quadro e acaba contratando novos”, avalia.

Em resposta, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o pagamento dos serviços contratualizados junto ao Hospital Sanatório está sendo autorizado nesta segunda-feira (19).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas