Funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fizeram uma manifestação, na manhã desta terça-feira (23), em frente à Secretaria Municipal de Saúde, no centro da cidade de Maceió. O motivo do protesto é a possível transferência dos serviços que o CCZ presta para o pólo do Centro Universitário Cesmac da cidade de Marechal Deodoro.
No dia 19 de agosto, o site da prefeitura de Maceió divulgou uma matéria sobre o estudo da possibilidade de uma parceria entre o CCZ e o curso de veterinário do Cesmac. Segundo Lindomar Machado, médico veterinário do centro, ninguém foi informado sobre o acordo.
Leia também
"A Secretaria Municipal de Saúde não entrou em contato conosco sobre esse possível parceria e o nosso receio é que os serviços que são prestados aqui sejam transferidos para lá, isso vai ser ruim tanto pra população de Maceió quanto para os funcionários que moram aqui. Estamos posicionados contra o repasse de ações públicas para uma instituição privada", esclarece Lindomar.
O Secretário de Políticas Sociais do Sindprev (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Alagoas), Lourival Marques, afirma que o sindicato já tem um ofício do corpo jurídico a respeito das más condições de trabalho no CCZ.
"É necessário um esclarecimento maior sobre esse convênio com o Cesmac, até porque existem muitos problemas enfrentados pela categoria. As más condições do prédio, a segurança do local. Em seis meses 16 animais foram roubados de lá na maior facilidade e a nossa luta é bem mais abrangente", relembra Lourival.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu os funcionários após o ato.

Nota SMS
A Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esclareceu que já recebeu do Sindprev a pauta com as reivindicações da categoria. Quanto à aquisição de insumos, o CCZ informa que já foi aberto processo licitatório para aquisição de mobiliário e materiais de trabalho. Em relação ao acesso à sede do CCZ, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para melhoria das ruas que dão acesso ao local. Já a segurança de funcionários e usuários é feita por meio de rondas da Guarda Municipal. A SMS também está articulando uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).
Em relação à parceria do CCZ com o Cesmac, a Coordenação esclarece que o projeto ainda está em fase de estudos e que assim que forem definidos os primeiros passos para sua formatação e implantação, será dialogado os moldes com todos os servidores que compõem o CCZ.