Fiéis se reuniram na manhã deste feriado de Corpus Christi (31), para celebrar a solenidade do Santíssimo Sacramento. A missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Antônio Muniz e co-celebrada pelos demais padres da Arquidiocese de Maceió. A programação para esta data deve seguir até o entardecer, com a procissão, que, neste ano, acontece no Centro e Jaraguá.
O feriado religioso de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia de Jesus, a qual ele pediu aos seus apóstolos que comessem pão e bebessem vinho, os quais representavam seu corpo e seu sangue.
Leia também

"A igreja católica celebra hoje a solenidade do Santíssimo corpo e sangue de Cristo, é o dia da Eucaristia, dia de Corpus Christi. Nós recordamos a presença real de Jesus em nosso meio como fundamento e esperança da nossa fé, por isso, é um dia de manifestar a nossa adoração publicamente com a procissão, com a comunhão, com as orações de reparação pedindo a Deus sempre que nos ajude com a graça do seu amor", disse o padre Elison Silva, vice reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção.

Entre uma canção e outra, a cristã Tanise Laís foi tomar um ar fresco à porta da catedral com a sua filha, e a reportagem aproveitou para conversar com a jovem mãe. "Todos os anos eu e minha família costumamos vir e, para mim, é o momento mais divino na igreja, é como se fosse um ato de renovação", contou.
Maria Luíza tem apenas um ano e meio e está participando da missa de Corpus Christi pela primeira vez, e a sua mãe, Tanise Laís, disse que, no que depender dela, esta é a primeira de muitas missas que a pequena frequentará. "Pra mim é muito importante que ela participe, mesmo sem compreender o que é, quero que ela já comece a participar, a se habituar ao ambiente, à fé católica. Da mesma forma que a minha mãe me ensinou eu vou passar para a Luíza a fé católica, espero que ela siga o que estou ensinando", concluiu a mãe da pequena.

A senhora Marlusa já perdeu as contas de quantas missas de Corpus Christi já participou, só sabe que têm mais de 70 anos que frequenta e, para ela, a data é a lembrança de Cristo mais importante que há.
"Hoje é um dia importantíssimo na igreja porque é o dia do Corpo de Cristo, então é uma festa de grande importância. Hoje não é nem feriado, é um dia santo. Vamos sair pelas ruas em procissão, mostrando ao mundo o quanto amamos Deus, porque Cristo é Deus!", contou dona Marlusa.
Para a procissão, os fiéis confeccionam um tapete quilométrico com pó de café, areia colorida, sementes e flores, tudo para que o momento de comemoração da santidade divina seja o mais belo possível. A procissão iniciará às 16h, em frente à Catedral de Maceió, passando pela Praça dos Palmares, pela Av. da Paz até o Estacionamento do Jaraguá, onde acontece a Santa Missa, a partir das 17h30.
Programação:
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - 31 de maio
Local: Catedral Metropolitana de Maceió
09h - Missa solene na Catedral Metropolitana
Animação Litúrgica - Coral Nossa Senhora Auxiliadora
Após a Missa solene, iniciará a adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral Metropolitana até o início da procissão
16h - Procissão
PARADAS
Primeira bênção - Centro de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho
Responsáveis - Conselho de Leigos (CNLB)
Segunda bênção - Museu Théo Brandão
Responsáveis - Vida Consagrada
Terceira bênção - Coreto do Jaraguá
Responsáveis - Padres, diáconos e seminaristas
Santa Missa - Estacionamento do Jaraguá
Responsáveis - Setor Atlântico
17h30 - Celebração Eucarística no Estacionamento do Jaraguá.