Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Fiéis ocupam praias de Maceió em reverência a Iemanjá

Adeptos de religiões de matrizes africanas celebram, neste 8 de dezembro, o orixá africano Iemanjá, conhecida como ‘Rainha do Mar’

Dezenas de adeptos de religiões de matriz africana foram à orla da Pajuçara, em Maceió, nesta quinta-feira (8), para celebrar o dia de Iemanjá, a orixá considerada rainha das águas e mãe de outros orixás. O dia de Iemanjá é feriado municipal em Maceió, que também é alusivo à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na religião católica.

Na manhã de hoje, fiéis levaram oferendas em barcos para lançarem ao mar para que Iemanjá as receba. Eles também devem participar de cultos até o fim do dia.

Leia também

Movimentação na praia da Pajuçara começou cedo com caravanas vindas do interior
Movimentação na praia da Pajuçara começou cedo com caravanas vindas do interior | Foto: Greyce Bernardino

O pernambucano José Cícero da Silva é da religião umbanda e veio a Maceió para participar das comemorações. “É um dia muito importante para nós. Estarmos aqui, oferecer nossa fé, é o que nos faz forte”, falou.

Desde cedo, é grande a movimentação de adeptos do candomblé e umbanda, principalmente pela devoção a Iemanjá, conhecida como a "Rainha do mar". Caravanas provenientes do interior se somam aos religiosos integrantes dos terreiros da capital, no culto ao orixá.

Cânticos, cores, tambores e muita dança se misturam, criando uma atmosfera especial nos locais onde os religiosos se concentram. As praias são os locais mais procurados pelos devotos.

A manifestação de fé de um devoto de Iemanjá encanta quem não tem familiaridade com as cores e cânticos dos religiosos de matriz africana
A manifestação de fé de um devoto de Iemanjá encanta quem não tem familiaridade com as cores e cânticos dos religiosos de matriz africana | Foto: Greyce Bernardino

Dona Floracir, de 76 anos, é filha de Iemanjá, há décadas, e destacou que o dia de hoje é o mais importante da sua vida.“Eu me preparo muito para estar aqui, para mostrar minha fé. O dia de Iemanjá é especial. É tudo em minha vida”, disse.

Aquilo que é a mais verdadeira manifestação de religiosidade e fé, se transforma em um espetáculo para os muitos visitantes que frequentam a praia da Pajuçara, toda a comemoração agradou quem passava ou curtia a praia.

Já Luiza, de 55 anos, é orixá e babalorixá no Centro do Africano Nossa Senhora do Carmo. Ela também não escondeu a felicidade de estar comemorando o de hoje. “Mais um ano que posso vir à praia, comemorar com meus irmãos, minha família. E esse momento não é só especial para mim, é para todos. A fé nos movem”, pontuou.

Luiza, sentada, e Floracir ao lado.
Luiza, sentada, e Floracir ao lado. | Foto: Greyce Bernardino

A turista de Minas Gerais, Fernanda Rodrigues, de 30 anos, ficou encantada com a festa.

“Pela primeira vez que curto de perto o momento. Não faço parte da religião, mas, respeito muito, principalmente porque se trata de fé. E com isso não se brinca. A festa aqui está muito bonita”.

Iemanjá é uma divindade africana. No Brasil, possui caráter sincrético e reúne atributos de outros orixás femininos. Há ainda uma suposta equivalência a Nossa Senhora da Conceição. No período escravocrata, os negros eram proibidos de manifestarem suas crenças nas senzalas. Por isso, disfarçaram orixás de santos católicos.

A expectativa é que até o final do dia, que centenas de pessoas passem pelas praias, sejam religiosas ou não, em um feriado previsto no calendário oficial da cidade e de ponto facultativo para as repartições públicas estaduais e federais.

O calor intenso, fruto de uma manhã ensolarada e clara, levou muita gente, nativos e turistas, a se misturarem e se deslumbrarem com as manifestações dos adeptos dos cultos afro-brasileiros em Alagoas, proporcionando um verdadeiro show aos presentes na orla marítima da Pajuçara durante todo o dia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas