Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Festival “Sobreviver e Resistir: A África é logo ali” homenageia Festa de Nanã e o Dia Internacional da Muler Africanah

Em 2021, a comemoração do dia da orixá Nanã acontecerá na mesma data do Dia Internacional da Mulher Africana

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação de Ação Cultural, realizará pela primeira vez o festival “Sobreviver e Resistir: A África é logo ali”, que homenageia a Festa de Nanã e o Dia Internacional da Mulher Africana. O objetivo do festival é consolidar ainda mais a relevância da cultura afro-brasileira.

Um palco será montado no dia 1º de agosto, na Praça Ganga Zumba, na Cruz das Almas, para a prática de apresentações dos grupos de matrizes africanas da capital alagoana.

Leia também

Este ano, a festa em homenagem à Nanã será realizada em 31 de julho, mesmo dia que se celebra o Dia Internacional da Mulher Africana, data estabelecida mundialmente em 1962, na Conferência das Mulheres Africanas, na Tanzânia.

O último sábado do mês de julho é um dia simbólico para os núcleos culturais de matrizes religiosas africanas - ocasião em que são elaboradas as comemorações em homenagem à Nanã, uma das mais respeitadas orixás da cultura afro, considerada a “Mãe Universal” e associada aos fundos dos rios, lagos, pântanos e à chuva.

As celebrações ocorrerão a partir das 16h e poderão ser vistas por quem estiver na localidade, salientando a consciência individual para seguir todos os protocolos sanitários recomendados em função da pandemia de Covid-19.

Inscrições

Todos os grupos de matrizes religiosas africanas estão convidados a se apresentar no palco dia 1º de agosto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27/07 através do WhatsApp (82) 98882-8200, pelo e-mail [email protected] ou pelo direct do Instagram @fmacmaceio

Sobre a Festa de Nanã

Por se tratar de uma festa tradicional da cultura afro-brasileira, as comemorações à Nanã Buruquê se tornaram um movimento cultural valioso pela gastronomia, indumentárias, dança, música e percussão. Nanã é a “Mãe Universal” e “Matriarca” das religiões afro, sendo de suma importância a parceria com a prefeitura para garantir que a cultura afro-brasileira continue sendo perpetuada para as futuras gerações.

Serviço:

  • Festival “Sobreviver e Resistir: A África é logo ali”;
  • 1º de agosto;
  • Praça Ganga Zumba (Cruz das Almas);
  • A partir das 16h.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas