Com a reabertura de bares e restaurantes, que foi permitida pelo Decreto Municipal, a Vigilância Sanitária de Maceió realizou, na última quinta-feira (23), uma fiscalização em vários locais da capital alagoana durante operação conjunta. O resultado foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira (24).
Os fiscais também analisaram se os estabelecimentos alimentícios seguiam as práticas de fabricação conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia também
Os pontos comerciais podem funcionar com 50% da capacidade e até meia noite, seguindo as orientações dos órgãos de saúde e o protocolo sanitário. Por exemplo, os clientes devem permanecer sentados, as mesas e cadeiras devem ser higienizadas com frequência e os cardápios devem ser adaptados para evitar o manuseio.
"Foi observado o uso de utensílio sem condições sanitárias, produtos sem registro no órgão competente e descarte inadequado de produtos alimentícios em quatro estabelecimentos", afirmou o gerente da Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária de Maceió, Geovane Pacífico.
A ação integrada contou com a participação da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), da Vigilância Sanitária Estadual, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Corpo de Bombeiros.
* Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).