Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Faixa Azul: SMTT já registra mais de 3 mil infrações em 2023

Órgão tem intensificado fiscalização nas duas principais avenidas de Maceió para inibir o uso indevido da faixa pelos condutores

Nos últimos meses, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) tem intensificado a fiscalização nas duas principais avenidas de Maceió: Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O objetivo é inibir o uso indevido da faixa azul pelos condutores que transitam na capital alagoana. Conforme dados da Superintendência, nos dois primeiros meses do ano, foram registradas 3.351 infrações deste tipo de delito no trânsito

Devido a fiscalização, os agentes de trânsito estão sendo colocados em locais estratégicos para flagrar o desrespeito por parte dos condutores.

Leia também

“A gente tem percebido a quantidade de condutores que desrespeitam a faixa azul para tirar proveito, para chegar mais cedo no seu trabalho, prejudicando quem anda certo e o transporte público municipal, que leva a maioria dos trabalhadores e tem um atraso grande, isso fez com que a gente aumentasse a fiscalização na faixa exclusiva”, disse Wanderson Freitas, assessor técnico de trânsito da SMTT

Ele explica a correta forma de utilizar a faixa que é exclusiva para o transporte público.

“O veículo que vai sair de uma quadra, rua ou empreendimento, pode acessar a faixa exclusiva e se deslocar para a faixa do meio, com segurança e no menor espaço de tempo possível. Quando for para ele entrar em algum empreendimento, ele também pode utilizar a faixa. O que não pode é o que está acontecendo, que os condutores transitam 500m, um quilômetro para acessar aquela via ou aquele lote. O ideal é que se faça essa manobra mais próxima do local que o condutor vai entrar e com segurança. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não trata que quando o condutor vai mudar de faixa, tem que ser feita em uma quantidade de quadras específicas. O que fala é que tem que fazer com antecedência mínima e com segurança”, explica.

O agente afirma que condutores que abusam desse recurso sem acessar vias estão sendo autuados diariamente. “O agente está percebendo o condutor acessando uma longa distância sem ter a intenção de acessar uma rua ou avenida e ele está sendo autuado por isso, porque ele está tirando proveito do menor fluxo de veículos na Fernandes Lima e outras avenidas, prejudicando o trânsito do transporte público".

A multa para quem transita irregularmente pela faixa azul é de R $293,00 e sete pontos na carteira de habilitação.

A faixa azul tem garantido maior agilidade e otimização do tempo aos usuários do transporte público em dias úteis, já em feriados e finais de semana a circulação dos demais veículos é liberada. Os dias e horários de proibição na faixa azul para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação nos corredores preferenciais de ônibus.

Em 2021, nos dois primeiros meses, foram 456 registros desse tipo de infração. Já em 2020, foram 118.

Maceió já conta com mais de 30 quilômetros de faixas prioritárias para o transporte público. Na parte baixa da capital, os espaços são remarcados nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, nos bairros do Poço e Mangabeiras, respectivamente. Já na parte alta, as avenidas Tomás Espíndola e Fernandes Lima, no bairro Farol, e a Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, contam com as faixas preferenciais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas