Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Ex-dona de terreno onde árvore centenária caiu ganha parte do tronco

Maria das Dores diz que pedaço da árvore será dividido entre os membros da família

Quem observa as lágrimas caírem dos olhos de Maria das Dores de Melo nem imagina a história que por trás delas se encontra. Emocionada, a moradora de Cruz das Almas se despediu nessa terça-feira (4) de uma árvore centenária que ajudava a contar parte da história da família. Da espécie mungubeira, a planta teve o tronco e os galhos recolhidos nesta quarta-feira (5). Mais de 20 toneladas de materiais que ganharam destinos variados.

"Minha família foi proprietária do local onde a árvore caiu e junto a ela vivemos muitos momentos felizes, era como se a árvore fosse um membro da família. Hoje é muito triste a ver assim, aos pedaços. A mungubeira era a única árvore aqui na região nativa da Mata Atlântica e sempre foi um orgulho cuidarmos dela. E agora a perdemos", lamentou.

Leia também

A árvore ficava em um terreno situado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Cruz das Almas. Plantada há mais de cem anos, a árvore era imune ao corte por decreto municipal desde 1986. Devido à ação de cupins, às chuvas e aos fortes ventos, ela não resistiu.

A largura do tronco chamou a atenção de quem passou pela avenida em Cruz da Almas nesta quarta-feira. Até esta manhã, já haviam sido retiradas mais de 20 toneladas de madeira que ganharam os mais variados destinos. Parte foi destinada para o aterro sanitário, outra parte foi levada ao Parque Municipal de Maceió e teve até quem enxergasse na situação uma oportunidade de ganhar dinheiro, recolhendo a lenha e a levando para pizzarias da capital.


			
				Ex-dona de terreno onde árvore centenária caiu ganha parte do tronco
FOTO: Warner Oliveira/rádio gazeta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável levará parte do caule e a placa de tombamento para ser colocada em exposição no Parque Municipal. Outra parte do tronco será doada à família da Maria das Dores e ela já faz planos para usar o presente.

"Nós temos um amor imenso por ela e por tudo que representou em nossas vidas. Levarei o tronco para casa e distribuirei um pedaço para cada membro da família. Guardaremos com carinho, pois faz parte da nossa herança e história", afirmou.


			
				Ex-dona de terreno onde árvore centenária caiu ganha parte do tronco
FOTO: Warner Oliveira/rádio gazeta

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X