Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

VÍDEO: Polícia impede furto de estátua do escritor Jorge de Lima na Sinimbú

Apesar do flagrante, dupla responsável por tentar levar a escultura do local foi liberada

A estátua do escritor alagoano Jorge de Lima que fica na Praça Sinimbú, no Centro de Maceió, por pouco não foi furtada na madrugada desta sexta-feira (25). Policiais militares flagraram o momento em que dois homens já estavam com a escultura, enrolada em um lençol, nas costas, prontos para deixar o local. Apesar do flagrante, eles foram liberados.

Imagens feitas pelo vigilante motorizado responsável pela segurança da Academia Alagoana de Letras mostram a estátua enrolada em um lençol no chão da praça, momentos após o flagrante da tentativa de furto.

Leia também

A Prefeitura de Maceió se pronunciou por meio de nota sobre o assunto, informando que o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) esteve no local para verificar a tentativa de furto da estátua e que o secretário Thiago Prado acompanhou de perto o trabalho do serviço de inteligência no local, onde foram levantadas possíveis imagens de câmeras de segurança da região e também depoimentos de moradores. Após o levantamento das informações, a estátua foi removida pelas equipes da Secretaria e levada à sede Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável, no bairro do Jaraguá.

Estátua do escritor alagoano Jorge de Lima após a tentativa de furto.
Estátua do escritor alagoano Jorge de Lima após a tentativa de furto. | Foto: Vigilante responsável pela ronda da região.

“Sinto como se fosse uma facada no peito, como se tivessem destruído a cultura Alagoana com essa segunda morte de Jorge de Lima, eu e os 45 sócios da Academia estamos de luto pela situação e por ver que o poder público não toma nenhuma providência a respeito", relata o professor Alberto Rostand Landerly, presidente da Academia Alagoana de Letras.

O presidente ainda conta que na semana passada a Academia de Letras foi alvo de criminosos, que levaram as esquadrias metálicas em que os 5 mil livros localizados na Casa Jorge de Lima eram protegido. Ele diz que sente como se a história estivesse sendo negligenciada. “Enquanto não se preservar a história, vai se negligenciando a literatura. É preciso olhar mais para a Praça Sinimbú e para a Casa Jorge de Lima’’, diz Rostand.

imagens do local que foi oferecido para vigilância
imagens do local que foi oferecido para vigilância | Foto: Albert Rostand Lanverly
imagens do local que foi oferecido para vigilância
imagens do local que foi oferecido para vigilância | Foto: Albert Rostand Lanverly

A estátua

Inaugurada em 17 de Dezembro de 2020 em tamanho real, a estátua de bronze está localizada Praça Sinimbú, em frente à casa em que o escritor morou durante muitos anos em Maceió, e que hoje sedia a Academia Alagoana de Letras na capital. A homenagem foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal. A obra foi feita pelo escultor mineiro Léo Santana, que em seu currículo carrega uma das estátuas mais famosas do Brasil, a escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade localizada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Alagoano, Natural de União dos Palmares, Jorge de Lima foi um dos maiores poetas brasileiros. Médico, chegou a exercer a profissão, mas foi nas letras que ele encontrou seu lugar. É considerado o príncipe dos poetas alagoanos, com vários livros publicados na linhagem da poesia. Algumas de suas obras podem ser encontradas na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, localizada no centro de Maceió, e que estão disponíveis para consulta.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas