Grande referência da música clássica no estado de Alagoas, a pianista Selma Britto, também conhecida como a “Dama da música”, será homenageada na próxima terça-feira (05), com um documentário que busca retratar a vida e a trajetória artística da alagoana, que atualmente é considerada patrimônio cultural e uma das maiores referências do estado.
O projeto audiovisual é dirigido por Eduardo Carvalho e produzido pela Organização Arnon de Mello (OAM), com o patrocínio da Equatorial Alagoas. A exibição está marcada para acontecer às 19h30, no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A estreia será aberta ao público com entrada gratuita.
Leia também
“A música vem de berço”
Filha de Hilda Calheiros Teixeira, a pianista Selma Britto, de 83 anos, conta que a música vem de berço. Seu primeiro contato foi aos 7 anos, iniciando os estudos diariamente ao lado da sua mãe e com o passar do tempo conseguiu ingressar na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
A pianista é detentora da Comenda Desembargador Mário Guimarães, honraria outorgada pela Câmara Municipal de Maceió e no ano de 2005 foi agraciada pelo Governo do Estado de Alagoas, com a Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares pelos relevantes serviços prestados à cultura em Alagoas. Além disso, Selma também é membro da Academia Maceioense de Letras.
Selma já foi responsável, por mais de 17 anos, pelo Concerto aos Domingos, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, além de apresentar sua arte em grandes concertos, nos teatros, ao lado das maiores orquestras.
“Agradeço à Equatorial por todo apoio e parceria, por essa junção e por ser uma empresa que incentiva à cultura fazendo a diferença. Não tenho dúvidas que será uma homenagem de um carinho inimaginável. Sou muito grata por essa surpresa e tenho certeza que será maravilhosa. Ter o público participando deste momento especial será o meu maior presente”, comemorou a pianista.
Incentivo à cultura
A escolha dos projetos patrocinados pela Distribuidora é definida a partir da perspectiva de promoção de uma agenda positiva, que venha a contribuir com a preservação das manifestações locais, bem como a valorização da classe artística e sociedade, que deixam legado para o estado de Alagoas.
“Muito mais que levar energia e atendimento com qualidade, queremos contribuir com a transformação da sociedade. Investir em cultura é valorizar as raízes e identidade de um povo e queremos fazer isso por meio de apoio junto à essas produções artísticas locais, sobretudo ao audiovisual alagoano”, ressalta o presidente da Distribuidora, Humberto Soares.
“A Equatorial tem muito orgulho de patrocinar o documentário de Selma Bitto, que possui uma trajetória de vida de uma mulher totalmente diferenciada na cultura de Alagoas. Sem dúvidas será um momento único de celebração e de inspiração”, complementou o gestor.
*Com Assessoria