Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Dois anos após ser implantada, integração temporal é alvo de críticas em Maceió

SMTT informou que vai lançar aplicativo para facilitar compreensão do sistema

Já são mais de dois anos de funcionamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) - mais conhecido como sistema de integração temporal. Com o cartão Bem Legal, o passageiro utiliza duas conduções pelo valor de uma só passagem. No entanto, a alternativa é considerada insatisfatória por parte dos usuários, que alegam não serem claras as informações a respeito das possibilidades de integração. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) revela que existem 661 opções de integração Temporal no município.

O órgão disponibiliza, no portal da Prefeitura de Maceió, tabelas que apontam as opções de integração, no entanto, elas somam mais de 60 páginas. Isto revela, de fato, a complexidade das informações, sendo inviável para o passageiro acessar o site no ponto de ônibus enquanto tenta usar o sistema.

Leia também

Apesar do número expressivo de possibilidades de integração (entre 661 linhas), a conexão não acontece entre todas elas, sendo o principal motivo de confusão entre os passageiros. O funcionamento do sistema foi estudado pela SMTT, que definiu as possíveis linhas.


				
					Dois anos após ser implantada, integração temporal é alvo de críticas em Maceió
FOTO: Reprodução

A conexão temporal é um benefício oferecido pelo cartão Bem Legal (qualquer tipo) e só acontece se a viagem for realizada no mesmo sentido (ida ou volta), devendo ser feita no período de, no máximo, 1h30. A primeira via do Bem Legal Cidadão é gratuita e pode ser adquirida em qualquer posto da Transpal.

AGazetawebfoi às ruas e tentou a opção de consultar as páginas enquanto esperava um transporte que concedesse a conexão. O 'sistema manual' não foi ágil o suficiente para saber se o ônibus que passava no ponto concedia a integração e, no caso de conceder, entre quais linhas.

Outra opção para saber quais são as linhas que se conectam são as tabelas dispostas em pontos de ônibus. Essas, segundo a SMTT, estão espalhadas em 11 paradas de Maceió. Mas, elas também não são consideradas de simples compreensão pelos passageiros.

"O layout está muito confuso, reconheço que são muitas informações, mas acredito que é necessário alguns ajustes gráficos para melhorar a legibilidade, assim como melhorar a disposição desses 'grandes' blocos de informações, encontrando uma melhor organização e consequentemente uma forma compreensível de ler", avaliou Steffane Luiza, estudante de Design.


				
					Dois anos após ser implantada, integração temporal é alvo de críticas em Maceió
FOTO: Gilberto Farias

Em resposta, a SMTT informou que a Assessoria de Desenvolvimento Tecnológico do órgão está desenvolvendo um aplicativo para celular que possibilitará o usuário acessar a linha de desejo e verificar apenas as suas respectivas integrações.  O prazo para lançamento da ferramenta é o mês de dezembro deste ano.

Dia a dia


				
					Dois anos após ser implantada, integração temporal é alvo de críticas em Maceió
FOTO: Gilberto Farias

Outra grande reclamação diz respeito à integração funcionar apenas entre linhas específicas. Para os usuários, muita confusão poderia ser evitada se a conexão acontecesse entre todas as linhas que fazem o transporte de passageiros em Maceió.

"Quando saiu a notícia de que iria acontecer a integração temporal foi uma coisa que me alegrou muito porque como eu moro no bairro de periferia de Maceió, que é muito distante dos bairros centrais, às vezes pegar dois ônibus é muito mais viável para mim. E também porque tem lugares que de onde eu moro não tem ônibus para ir, como por exemplo o Bebedouro, então preciso obrigatoriamente pegar dois", detalha Gisele Siqueira, moradora do Eustáquio Gomes.

Ela conta a sua decepção com o sistema. "A empresa que atende o bairro que eu moro é a Real Alagoas e a integração na empresa não funciona. Eu já tentei várias vezes, já fiz propositadamente para pegar a integração e não funcionou. Eu peguei o ônibus do mesmo lote, no mesmo sentido e paguei duas vezes, porém, já peguei outros ônibus, como os da Piedade, e funcionou comigo".

A reportagem tentou contato com a Real Alagoas, que relatou que a questão só poderia ser tratada com a gerência da empresa. No entanto, não viabilizaram o contato até o fechamento da matéria.

Gisele desabafa: "Talvez uma das coisas que eu mais desejo que aconteça em Maceió é integração temporal entre todas as linhas e empresas, independentes de ser do mesmo lote ou do mesmo sentido". E ela critica: "Nesta cidade, o serviço de transporte é precário, caro e olhe que eu que sou estudante e pago meia. Acho que a integração tem que ser tratada com urgência em Maceió", avalia.


				
					Dois anos após ser implantada, integração temporal é alvo de críticas em Maceió
FOTO: Gilberto Farias

Já a passageira Juliana Sarmento diz que o serviço lhe é de muita serventia. Ela utiliza o sistema temporal, em média, três vezes por semana. "A única questão é o tempo, que é de apenas 1h30, aí em horário de pico não dá pra fazer a integração, porque a gente passa muito tempo no trânsito", conta.

Para a SMTT, as reclamações são raras. "O tempo foi definido através da pesquisa de origem e destino realizada em toda a região metropolitana de Maceió, contemplando todas as linhas do SIMM. Atualmente, cerca de 70 mil usuários utilizam a integração temporal no SIMM, por mês, comprovando a sua eficácia. Porém, em algumas situações particulares pode ocorrer de este tempo não ser suficiente para alguns usuários",

Segundo o órgão, dos 280 mil usuários do transporte coletivo, 70 mil conseguem fazer uso da conexão temporal.

Por fim, a instituição se colocou à disposição para reclamações e sugestões pelos usuários do transporte público de Maceió. Estas devem ser feitas por meio do Disque SMTT, no número 118.

No intuito de facilitar o entendimento do passageiro sobre o sistema de integração, a Gazetaweb, junto à SMTT, informa onde os pontos com tabelas disponíveis [que informam as possibilidades de conexão] estão situados:

1. BR 104 - Sentido Centro, em frente à UFAL.

2. Av. Fernandes Lima, em frente à Casa Vieira Farol.

3. Av. Fernandes Lima, em frente ao Hospital do Açúcar.

4. Av. Comendador Gustavo Paiva, em frente ao Shopping Maceió.

5. Av. Dona Constança, em frente ao Maceió Shopping.

6. Praça Lucena Maranhão.

7. Av. João Omena de Andrade, praça Treze de Maio.

8. Av Fernandes Lima, em frente à Super Pizza.

9. Av. Fernandes Lima, em frente ao CEPA.

10. Av. Tomás Espíndola, ao lado do Colégio Madalena Sofia.

11. Av. Gustavo Paiva, em frente ao conjunto Dom Adelmo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas