Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Direito à cidade para mulheres é tema em Encontro de Urbanistas em Maceió

Evento discutirá estratégias para a emancipação feminina no espaço urbano; encontro é vinculado ao ONU-Habitat e acontece entre 16 e 18 de outubro

O direito à cidade para mulheres será tema do Encontro de Pensadores Urbanos de Alagoas (EPU/AL) nos próximos dias 16, 17 e 18 de outubro, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), no bairro Cruz das Almas, em Maceió. As inscrições já estão abertasaquie seguem até a abertura do evento, que é vinculado ao ONU-Habitat e acontece pela primeira vez no estado.

De acordo com uma das organizadoras, Kalyne Oliveira, a ideia de que o homem público é honra enquanto a mulher deve ser enclausurada é provada no aumento dos números de violência e assédio sexual nos transportes coletivos ou nas ruas.

Leia também

"Percebe-se a diferença de acesso delas, que é limitado e restrito. Pressupondo que a cidade é um espaço de dominância masculina, bem como suas interações nele. A temática de direito à cidade para mulheres abordará estratégias para construção de desenhos de cidades mais inclusivas e democráticas que reforcem a emancipação feminina no urbano", explicou.

De forma gratuita, as palestras, mesas-redondas e oficinas abordarão temas relacionados a mais dois eixos, sendo eles: Mobilidade e Resiliência Urbana (saiba mais sobre cada um abaixo). Os estudantes inscritos terão direito a certificado de até 33 horas complementares.

O professor de Arquitetura e Urbanismo, Renan Silva, salientou que o evento visa colocar em discussão os problemas e as potencialidades das cidades, os desafios enfrentados e como as pessoas podem atuar para solucionar os problemas.

"O Primeiro Encontro de Pensadores Urbanos de Alagoas irá colocar temas de relevância para a vida nas cidades para que os participantes possam discutir. Teremos mesas redondas, bate-papos e uma série de atividades que visam pensar em soluções para melhorar a vida nas cidades", afirmou.

O público também poderá participar da 4ª edição da Jane's Walk Maceió, no dia 19 de outubro. A caminhada foi criada em Toronto, no Canadá, e segue os preceitos da jornalista e ativista urbana Jane Jacobs. As inscrições podem ser feitas de forma gratuitaaqui.

O I EPU/AL é um dos dois eventos escolhidos no Brasil pela Urban Thinkers Campus, que é uma iniciativa da campanha mundial do ONU-Habitat. Além de ser uma parceria entre o UNIT e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Confira a programação do evento:

Manhã: 9h às 12h - Mesas redondas e palestras;

Tarde: 14h às 17h - Oficinas;

Noite: 18h às 21h - Momento de descontração.

Conheça os três eixos tema do I Encontro de Pensadores Urbanos de Alagoas:

O tópico busca discutir os deslocamentos do dia a dia em relação às condições espaciais, as distâncias que afetam a população, o sistema viário e como isso reflete na qualidade de vida da população.

O eixo discute como criar espaços mais democráticos ao utilizar instrumentos do Estatuto da cidade. O gênero, a inclusão social e as políticas públicas são assuntos abordados dentro do Direito à Cidade.

A temática debate as noções de desenvolvimento e crescimento urbano, na qual questões como os processos de gestão de emergências e a resposta imediata à adversidade são levadas em consideração.

* Com informações da assessoria de comunicação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas