Defesa Civil identifica água minando do solo de imóveis no Bom Parto

Órgãos serão notificados para identificar a causa e a melhor solução para o problema na região

Uma vistoria realizada pela Defesa Civil identificou água minando do solo de imóveis no bairro do Bom Parto, em Maceió. No local, alguns chamados da população para casos como inundação e residências com problemas estruturais foram registrados.

O órgão acompanha a situação desde 2022, quando foram atendidos os primeiros chamados dos moradores para verificar a situação e, agora, oficiará os demais órgãos competentes para identificar a causa e a melhor solução para o problema.

O geólogo de engenharia da Defesa Civil Municipal, Eduardo Bontempo, explica o que pode estar ocorrendo na região. “O Bom Parto é uma região que se encontra em um ambiente geológico de deposição flúvio-lagunar, o que torna importante considerar a influência da laguna Mundaú nas residências próximas, ocasionando algumas consequências, como água aflorando do solo, levando em consideração o nível do lençol freático e o tipo de solo”, enfatiza.

A Defesa Civil tem considerável registro de ocorrências na região, atendendo chamados da população para casos como inundação e residências com problemas estruturais. “É importante ressaltar que se deve observar também o método construtivo, principalmente a questão da impermeabilização do solo, que, se feita de forma rudimentar, pode contribuir para este afloramento de água do lençol freático”, completa o geólogo de engenharia da Defesa Civil.

Não houve chamados recentes da população sobre desdobramentos do problema e/ou continuação do mesmo. “Sempre reforçamos para os moradores, que nos acionem em casos de necessidade, pois a pessoa que está no dia a dia na residência pode observar se há agravamento da situação e nos chamar para fazermos novas vistorias”, acrescenta Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.

*Com assessoria

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p