Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Dados apontam que quase 60% dos mortos por Covid-19 em Maceió eram negros

Não brancos são 71,8% dos óbitos, com bairros mais pobres tendo letalidade até 3 vezes maior que bairros nobres

Quase 60% dos óbitos por Covid-19 em Maceió são de pessoas negras, segundo dados do último boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Somente 12,49% dos óbitos eram de brancos. O recorte de raça nos dados passou a ser divulgado após ação do Instituto Negro de Alagoas (Ineg/AL) junto ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).

Entre os casos confirmados, o número de casos entre negros é de 50,28%, o que aumenta para 63,84% incluindo amarelos. 16,43% dos casos confirmados são de brancos. A maioria dos infectados está na faixa de 30 a 39 anos, a maioria mulheres.

Leia também

Com o fator da idade sendo um dos principais componentes de risco da doença, quatro dos cinco bairros com os maiores números de óbitos na capital, Jacintinho, Benedito Bentes, Cidade Universitária e Clima Bom, estão classificados entre os bairros com menor índice de população com mais de 60 anos de Maceió, de até 7%. O quinto, Tabuleiro dos Martins, se encaixa na segunda categoria, entre 7% e 10%.

Mais dados confirmam que, seguindo tendência global, o fator de vulnerabilidade social é de grande risco na capital. Um dos bairros mais empobrecidos de Maceió, o Vergel do Lago, possui uma taxa de letalidade de 6%, quase o dobro da média de 3,12% da cidade. É o oitavo em números absolutos de óbitos, apesar de não figurar entre os 10 primeiros em número de casos.

Os dois distritos com as menores letalidades da Covid-19 são o 8º (um dos menos populosos e com menos casos, que inclui bairros como Ipioca, Riacho Doce e Garça Torta) e o 1º, que inclui bairros nobres da cidade como Ponta Verde e Jatiúca. Nesses dois bairros, a letalidade é de 2,18% e 2,6%, contra a média de 3,12% de Maceió.

Em bairros nobres, porém envelhecidos, como a Ponta Verde e a Jatiúca (ambos compondo os 3 bairros do grupo mais envelhecido, com até 17% de população com 60 anos ou maior), a taxa de letalidade senta em 2,5% e 2,7% respectivamente.

Os com maior mortalidade são o 2º e 4º distrito, que rodeiam a Lagoa Mundaú e incluem Bebedouro e Vergel do Lago, por exemplo. Nesses dois, a letalidade é de 4,59% e 4,53%, respectivamente. Os casos de ambas essas regiões são impulsionados por bairros mais pobres que possuem uma letalidade maior que seus vizinhos, como o exemplo do Vergel do Lago, que com letalidade de 6% fica na mesma região sanitária que o Prado, com 3,57%.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas