Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Curso une mãe e filha na manipulação, docência e empreendedorismo

No Dia das Mães, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas conta a história da Drª Mariana de Macedo, que decidiu ser farmacêutica por influência da mãe. Ela confessa que, mesmo sem saber, a mãe foi sua inspiração.

“Eu achava o máximo quando criança o local onde ela trabalhava, que era na manipulação de semi sólidos e adorava o cheiro do laboratório quando ela chegava em casa”, disse sorrindo.

Leia também

A escolha foi natural porque Mariana queria trabalhar na área de saúde e em laboratório e, aí, a primeira opção foi o curso de Farmácia. “No início meu pai não foi a favor e minha mãe se manteve neutra, mas durante a graduação eles foram me incentivando e me ajudaram a conquistar tudo o que consegui e estou muito feliz na área que escolhi”, pontuou.

Atualmente, Mariana trabalha como professora universitária, mas ser professora não foi a primeira opção, no entanto, não havia outra saída. “O próprio destino se encarregou de me mostrar que é através da docência que eu consigo estar em várias áreas contribuindo com ensino e pesquisa”, afirmou.

E quem é a responsável por tornar Mariana farmacêutica? É Drª Renalva de Macêdo, farmacêutica e química industrial. “Eu trabalhava em farmácia de manipulação, quando decidi fazer o curso superior de Farmácia. À época, eu já estava casada e era mãe de duas filhas, uma de 4 anos e outra de 6 anos. Confesso que foi bem puxado para mim a tripla jornada diária até me formar, mas valeu muitíssimo, porque ao me tornar farmacêutica passei a ser Responsável Técnica (RT) de farmácia de manipulação, em seguida, me tornei sócia-proprietária de uma manipulação”, contou.

Renalva fez duas pós-graduações e um mestrado que a levaram para a carreira universitária onde permanece até hoje. “O que era para ser exemplo passou a ser escolha de carreira profissional para minha primogênita. E para a minha surpresa e satisfação, Mariana escolheu a Farmácia, então, percebi que havia despertado admiração, orgulho ou algo parecido”, falou emocionada.

A mãe revela que a filha foi além da graduação e foi aprovada no mestrado e, em seguida, no programa de doutoramento em bioquímica e biologia molecular. E neste caminho profissional mais uma surpresa: Mariana se tornou docente no Cesmac. “Além de sermos mãe e filha, somos colegas de profissão, duplamente, farmacêuticas e professoras. A nossa missão é contribuir na formação de novos farmacêuticos”, expressou.

Mariana revela que estar junto com a mãe é um aprendizado diário e uma diversão. “No dia a dia a gente se diverte bastante com os alunos e nos ajudamos, mesmo em áreas diferentes. A parceria deu tão certo que hoje somos empreendedoras e criamos uma startup que desenvolve formulações dermocosméticas veganas, chamadas Bidecos”, comemorou.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas