Com a confirmação doprimeiro caso de Coronavírus em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertou sobre os procedimentos que vem sendo adotados com os casos suspeitos e sobre cuidados que a população pode adotar para prevenir a contaminação da infecção respiratória.
Segundo a assessoria, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Maceió vem monitorando diariamente os contatos dos casos suspeitos e orientando os pacientes a procurar uma unidade de saúde, caso apareçam os sintomas.
Leia também
"O fluxo para atendimento desses usuários está sendo finalizado e ainda essa semana os técnicos participarão das unidades de referência participarão de capacitações junto ao LACEN, no que se refere a coleta de material para exame. Em seguida acontecerá treinamento para médicos, enfermeiros e odontólogos das UBS", informou Fernanda Rodrigues, diretora em Vigilância em Saúde da SMS.
Os casos que se enquadram nas definições de casos suspeitos são os de usuários que apresentem febre e um ou mais sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação, sinais de cianose (sintoma marcado pela coloração azul-arroxeada da pele ou das mucosas), batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia, e histórico de viagem, nos últimos 14 dias, para países com transmissão sustentada.
Prevenção
*Com informações da assessoria do SMS