Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Contribuinte pode emitir notas fiscais de forma online em Maceió

Serviço está sendo ofertado pela Prefeitura para evitar que as pessoas precisem sair de casa

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) está disponibilizando ao contribuinte maceioense serviços de emissão online de notas fiscais por meio do Portal Ginfes, no endereçomaceio.ginfes.com.br. O Objetivo é garantir o serviço sem que as pessoas precisem sair de casa.

Nos 15 primeiros dias de teletrabalho, foram registradas cerca de 80 mil notas fiscais emitidas por meio dessa plataforma, que permite que prestadores de serviços, procuradores e contadores emitam notas fiscais eletronicamente de forma rápida e prática.

Leia também

"Este portal está no ar desde 2013 e vem recebendo atualizações que buscam oferecer, de forma simples e acessível, o melhor serviço ao contribuinte do município. Pensando na segurança do maceioense, nós recomendamos que utilizem nossos serviços online e que entrem em contato com nossa equipe por e-mail ou por telefone caso necessitem de orientações e do nosso suporte. Qualquer emissão de nota só pode ser feita após a solicitação junto à Semec", explica o coordenador de Atendimento ao Contribuinte da Semec, Philippe Félix.

São duas possibilidades de emissão: as notas fiscais avulsas e as notas fiscais para os profissionais e empresas com cadastro junto à Prefeitura. Para a emissão de notas avulsas, basta acessar o site do Ginfes, clicar na opção "Notas Fiscais Avulsas", para realizar o cadastro no portal, e logo após gerar o imposto.

Após efetuar o pagamento, em até 48h, a nota fiscal já está disponível para impressão. Nesta opção, o recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) varia de 3% a 5% sobre o valor da nota emitida.

Já os profissionais que mantém cadastro fixo junto ao município (profissionais autônomos), bem como as empresas e microempreendedores individuais (MEI's) devem realizar o cadastro e solicitar a liberação da nota previamente. Durante este período de isolamento e com a suspensão do atendimento presencial, o pedido deve ser realizado pelo e-mail [email protected] (para MEI e autônomos cadastrados).

Após a liberação de acesso, ele deve conectar-se ao portal do Ginfes, ir à opção 'Acesso Exclusivo Prestador', informar seus dados, realizar o login e emitir a nota.

Já as empresas devem solicitar a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) no portal Gissonline (portal.gissonline.com.br). Após análise da Auditoria Fiscal, o acesso à plataforma de emissão será liberada.

Para mais informações, é só ligar para 82 3312-5060 ou encaminhar a demanda para [email protected], de  segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas