Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Comerciantes do Mercado da Produção cobram da BRK a normalização da oferta de água

Há mais de 20 dias sem água nas torneiras, comerciantes não poupam reclamações contra a BRK, o Governo do Estado e a Casal

A BRK Ambiental, o Governo do Estado e a Casal mais uma vez estão sendo alvo de críticas dos comerciantes do Mercado Público de Maceió, que estão sofrendo com a falta d'água. A regularidade do serviço de fornecimento de água continua sendo cobrada, inclusive, por parlamentares e até pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB). O problema tem prejudicado a população.


A própria Justiça de Alagoas, por problemas anteriores, já chegou a determinar aplicação de multa à empresa pelo desabastecimento em bairros afetados. O Procon Maceió multou a BRK Ambiental em quase R$ 1 milhão pela falta de água que afetou mais de 150 mil pessoas da parte alta, entre novembro e dezembro do ano passado. O problema gerou uma série de transtornos à população e protestos que ganharam ampla repercussão.

O comerciante José Jorge dos Santos, proprietário de um restaurante na região do mercado público de Maceió, conta que há 22 dias está sem água, por isso procurou o Gazetaweb para reclamar a falta do líquido nas torneiras. "Estou há 22 dias sem tomar um banho decente. Ninguém diz nada, chovendo quase todo dia, os mananciais cheios e a água não chega nas torneiras", desabafou.


As dificuldades geradas pelo desabastecimento atrapalham o comércio local, que necessita do fornecimento regular de água para limpeza e preparação dos alimentos. O comerciante também se queixa da impossibilidade de manter a higiene do ambiente com a limpeza do material e dos utensílios usados para produzir as refeições, além da utilização dos banheiros pelos clientes, prejudicando completamente a abertura do empreendimento. " Nesse período todo, já reclamamos com a empresa, que não solucionou o problema. Lá se vão quase 3 semanas com dificuldades. Como vou pagar as contas e os funcionários?", questiona o comerciante.

Artigos Relacionados

O fato é que os consumidores prejudicados se mostram muito irritados com a situação, alegam prejuízos irreparáveis pelos problemas no fornecimento de água e não poupam críticas ao Governo de Alagoas, pela venda da exploração do serviço, e para também para a Casal, que ainda é responsável pela captação e o tratamento em Maceió e na Região Metropolitana.

A reportagem da Gazetaweb entrou em contado com a BRK, que reconheceu, por meio de nota, a deficiência no abastecimento de água em algumas localidades e informou que está trabalhando para regularizar a situação.

Confira a nota abaixo:


"Alguns dos bairros atendidos pelo Sistema Catolé-Cardoso, na parte baixa e orla lagunar de Maceió estão apresentando irregularidades no abastecimento de água nos últimos dias. A situação se deve, entre outras razões, à perda de vazão no sistema produtor. Por isso, para sanar as deficiências e regularizar o atendimento à população, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a BRK estão efetuando algumas intervenções no Sistema. Uma delas é a limpeza e desobstrução de vários pontos do aqueduto, estrutura que conduz a água bruta do manancial, em uma Área de Proteção Ambiental (APA Catolé), até a Estação de Tratamento de Água (ETA), situada em Bebedouro. Esse serviço já começou e tem previsão de durar cerca de 90 dias. Assim, gradativamente, à medida que a limpeza avança, mais água vai chegar à ETA para ser tratada".


A empresa orienta os consumidores prejudicados que utilizem o Call Center, e que a BRK vai até o endereço da falta de água para averiguar as redes de distribuição das ruas, uma vez que a obstrução dessas estruturas também pode ocasionar em redução do volume e da pressão do líquido que chega às residências. BRK Call Center 0800 771 0001.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas