A 2ª edição do Circuito Arnon de Mello, uma realização da Organização Arnon de Mello, já é sucesso de público. Com dois mil inscritos, competidores se preparam para neste domingo (1º), invadir a orla de Ponta Verde/Pajuçara para o evento que já faz parte do calendário esportivo de Maceió. A concentração está marcada para as 6h, no estacionamento do Marco dos Corais.
A corrida será disputada nas categorias: caminhada (distância livre), 5km corrida e 10km corrida e Kids. A prova terá a duração máxima de 80 minutos. Após o tempo determinado para corte, os atletas serão convidados a abandonarem o percurso e retornarem ao local da largada, para que tenham total segurança no trajeto estabelecido para o evento.
Leia também
A largada das provas, seguem os horários: Kids, às 07h; Caminhada, 5km e 10km, às 07h30. A largada/chegada do percurso será no Marco dos Corais. Para quem fará o percurso dos 5km, o retorno acontece nas quadras de areia de praia da Pajuçara. Já para o percurso de 10km, o retorno será no empresarial Terra Brasilis.
Os inscritos fizeram a retiradas dos kits neste sábado (30), na Casa Vieira, localizada na Avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro de Cruz das Almas, na capital alagoana. Para recebê-lo, o competidor fez a doação de um pacote defralda geriátrica e duas garrafas pet. Cada participante ainda recebeu mudas de plantas.
E esse sucesso se deu também por todas as parcerias firmadas, empresas que mais uma vez se juntam à OAM por acreditar em sua credibilidade e o compromisso no mercado, principalmente com pautas que estimulem as pessoas a mudarem seus hábitos no cotidiano.

O presidente do Instituto Arnon de Mello, Fernando James, explica que, desde a 1ª edição, houve a preocupação com a pauta social e socioambiental. No ano passado, as doações para acesso ao kit foram alimentos (destinados a instituições sociais) e garrafas pet (encaminhadas a associações de catadores que trabalham com reciclagem).
“Para este ano, as fraldas geriátricas arrecadadas serão doadas a um abrigo de idosos e as garrafas pet aos catadores que cuidam e tratam dos reciclados em Maceió. Além disso, vale lembrar que esta será a segunda corrida do Brasil carbono zero. Portanto, na retirada dos kits, os atletas receberão uma muda de árvore, para que façam o plantio. Teremos uma corrida ainda mais sustentável, social, socioambiental, carbono zero e o mais importante: conscientizando as pessoas, as novas e futuras gerações, de mantermos o meio ambiente limpo para todos”, disse Fernando James.
Socioambiental: doação de mudas e a sustentabilidade
Promover o plantio e a preservação do meio ambiente, além de contribuir para o equilíbrio ecológico e ambiental, será um dos resultados da corrida. Isto porque os participantes do evento esportivo receberão mudas de árvores e que integram ações importantes de impacto socioambiental na cidade.
Para as doações, a parceria foi firmada com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió (Semurb). Ao todo, foram distribuídas 2.000 mudas entre os atletas, incluindo espécies tanto de pequeno quanto de grande porte, frutíferas e não frutíferas, nativas da região.
E para estimular a sustentabilidade e manter a cidade limpa, após a corrida, o apoio veio junto à Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb). A COOPVILA (Cooperativa dos Catadores da Vila Emater) e a COOPREL do Benedito Bentes serão beneficiadas com o recolhimento de todas as garrafas pet gerando emprego e renda para esses catadores que vivem do material reciclado. Já no dia da corrida, haverá uma cooperativa junto com os agentes de limpeza fazendo todo o recolhimento do material reciclado que vai ser descartado.
Ainda sobre o dia do evento, o Grupo Naturalle, responsável pelos serviços de limpeza na capital, percorrerá as ruas na orla para garantir todo o recolhimento do lixo. Serão disponibilizados 60 homens, um caminhão coletor, duas motos coletoras e um trator para limpar toda a faixa de areia para recolher todo o lixo gerado durante a corrida, deixando a orla toda limpa.
Troca de lâmpadas
Outra ação importante durante o evento é que a Equatorial vai disponibilizar, gratuitamente, a troca de lâmpadas obsoletas por LED, que poderá ser feita no estande da Distribuidora, das 6h às 9h, no estacionamento do Marco dos Corais. A ação tem o objetivo de incentivar o uso adequado da energia e disseminar informações sobre mudanças de hábitos.
Para efetuar a troca, o cliente titular da conta de energia deverá ir ao local do circuito, com CPF, documento de identidade e fazer a entrega das lâmpadas compactas antigas, para receber até cinco unidades de lâmpadas de LED. O cliente também precisa estar em dia com a Distribuidora ou ter negociado o débito. Além disso, a troca de lâmpadas só é válida para unidades consumidoras da classe residencial.