Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Celebrações do Domingo de Ramos abrem a Semana Santa

Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió, divulgou programação de celebrações

A Semana Santa começa neste domingo (2), com a celebração do Domingo de Ramos. Neste dia, a Igreja Católica celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo da humildade. Ele era aclamado pelo povo simples, que o aplaudia e balançava ramos de oliveira.

A programação das celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, no centro da cidade, foi divulgada no início da semana. A semana Maior da Igreja, este ano em abril, começa neste Domingo de Ramos e segue até a manhã da Quinta-feira Santa. Serão realizadas todas as procissões e celebrações tradicionais.

Leia também

Segundo a Arquidiocese, no Domingo de Ramos (2 de abril) serão realizadas duas Celebrações Eucarísticas, sendo a primeira às 9h, com procissão de Ramos saindo da Igreja São Gonçalo, no Farol, para a Catedral Metropolitana, além de outra Santa Missa, às 17h. Na Quarta-feira Santa (5), às 19h, será celebrado o Ofício das Trevas e, na Quinta-feira Santa (6), pela manhã, às 9h, a Missa do Crisma, uma concelebração Eucarística presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes.

Já no Tríduo Pascal começa na Quinta-feira Santa e termina no Domingo da Ressurreição (domingo da Páscoa do Senhor). No primeiro dia, os fiéis participaram da Missa da Santa Ceia do Senhor, às 19h. Na Sexta-feira Santa – Dia da Paixão de Nosso Senhor (7), os fiéis participam da oração do Ofício da Agonia, às 12h, e da Celebração da Paixão, às 15h.

Em seguida, os fiéis acompanharão um cortejo piedoso com a esquife e imagem do Senhor Morto pelas ruas do Centro retornando à igreja Mãe da Arquidiocese.

“No Sábado Santo – Sábado do Silêncio (08), a igreja Catedral permanece sem atividades durante todo o dia, abrindo à noite para a celebração da Vigília Pascal, às 19h; e no Domingo da Páscoa do Senhor (09) a Santa Missa será realizada em dois horários: às 09h e 17h”, explicou a arquidiocese.

O Padre Marcos, da Paróquia Nossa Senhora Rosas Mística, destaca a importância da Semana Santa. “Neste Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa, celebramos o começo do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Toda nossa fé está centrada nesse mistério”, esclarece.

“A grande preocupação nesse período é a preocupação na mentalidade. Mudança de pensamento. É a metanoia. Conversão do pecador. E nós devemos lutar para que o pecador se converta, para que ele volte para Cristo, para que ele encontre em Cristo o sentido de ser e existir. Mas, também não podemos esquecer de termos uma preocupação com aqueles que nada tem, com os que não têm voz e vez. Temos que sentir a dor do outro porque amamos Cristo”, acrescentou o religioso.

Padre Marcos finaliza “Nosso encontro pessoal com Cristo nos dá a graça de fazermos os atos de caridade”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas