Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Casos de dengue e síndrome gripal nas UPAs Trapiche e Benedito Bentes crescem mais de 600%

Em um mês, atendimento a pacientes aumentou 600% na UPA Trapiche, enquanto a UPA Benedito Bentes registrou 753%

As Unidades de Pronto Atendimento do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes, localizadas em Maceió, tiveram, nas últimas semanas, alta na demanda de atendimento após o aumento de pessoas diagnosticadas com sintomas gripais e dengue.

A UPA do Benedito Bentes teve 367 atendimentos relacionados à dengue no mês de abril. Isso representa um aumento de 753% em comparação com o mês anterior, quando atendeu 43 pacientes com os mesmos sintomas. Na UPA Trapiche da Barra, por sua vez, os dados mostram 600% de crescimento, passando de nove atendimentos em março, para 63 no mês de abril.

Quanto às síndromes gripais, os atendimentos nesse período subiram 39% na UPA Trapiche da Barra e 23% na Benedito Bentes.

O tempo de espera para atendimento do serviço é afetado pela demanda da população. “Estamos operando acima da capacidade instalada nas duas unidades. Por isso, mesmo com equipes completas, em alguns momentos, registramos um tempo de espera por atendimento superior ao que é observado em dias normais”, detalhou José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC, organização social que gerencia as duas UPAs.

Artigos Relacionados

É dengue ou síndrome gripal?

Síndrome gripal e dengue são duas doenças diferentes. No entanto, elas podem apresentar sintomas parecidos, como febre, cansaço e dores nos músculos e região da cabeça. Isso mostra como é importante a avaliação médica.

O combate ao mosquito é a forma mais concreta de prevenção contra a dengue. Por exemplo, evitar água parada em pratos de vasos de plantas, calhas e garrafas no quintal, é o criadouro perfeito para a reprodução do inseto.

Assim, além das ações de controle do mosquito por parte de órgãos públicos, é necessário que a população faça sua parte. Monitorar e evitar locais dentro das residências que acumulem água parada e gerem focos do Aedes Aegypti.

Já as síndromes gripais podem ser evitadas com higienização das mãos e vacinação em dia, utilizando máscara facial em ambiente fechado e fazer a higienização nasal diariamente e cobrir as vias respiratórias sempre que for tossir e espirrar estão entre as principais medidas de prevenção.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas