Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Casal nega responsabilidade por mancha escura na Praia de Jatiúca

Segundo a companhia, lançamento de dejetos provenientes das galerias de águas pluviais é responsabilidade da Prefeitura de Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) negou, por meio de nota encaminhada à imprensa nesta terça-feira (22), que esteja poluindo as praias de Maceió, depois de uma grande mancha escura surgir no mar de Jatiúca e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) comprovar sua relação com o lançamento de dejetos - que seriam provenientes de galeria de águas pluviais daquela região. A polêmica veio à tona depois de a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sempma) de Maceió responsabilizar a Casal pelo dano. 

"A Casal repudia toda e qualquer afirmação que ligue a companhia a crimes ambientais, principalmente aqueles praticados de forma intencional", declarou, no comunicado, o presidente da companhia, Clécio Falcão. 

Leia também

Ainda segundo o gestor, a Sempma "tem agido de forma precipitada, demonstrando desconhecimento dos reais problemas de esgotamento sanitário em Maceió". "A Casal cuida das redes coletoras de esgoto, e não das galerias de água pluviais, que são de responsabilidade da prefeitura", emendou Falcão.


A companhia confirma que a poluição verificada em algumas praias da capital é proveniente das galerias pluviais, que recebem substâncias das mais diversas origens, de ligações clandestinas de esgoto a efluentes que se juntam aos dejetos.

Ainda de acordo com Clécio Falcão, a maior parte da cidade de Maceió não dispõe de rede de esgoto, havendo, contudo, redes de águas pluviais e cursos de água que recebem dejetos e todo tipo de material poluidor, que deságua nas praias. 

O riacho Salgadinho é um exemplo de curso de água que chega à praia, formando as denominadas "línguas sujas". Tais fontes - assinala o presidente da Casal - são antigas, e o órgão responsável por fiscalizar e combater os agentes poluidores das galerias e cursos de água, reforça a companhia, é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Transbordamentos 


No mesmo comunicado, a Casal assumiu a responsabilidade pelos transbordamentos de esgoto na região da bacia da Pajuçara, problema que garante já estar sob controle, com a limpeza e desobstrução dos pontos considerados mais críticos .

Segundo a Casal, a solução definitiva é a construção de um coletor paralelo ao existente, também chamado de "linha expressa", entre as praças Lions (Pajuçara) e 13 de Maio (Poço), cujas obras estão em fase adiantada e devem ser concluídas no primeiro semestre do próximo ano, conforme previsão da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas