Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Carteira do Autista de Maceió agora vem com cordão de identificação

Novidade tem o objetivo de facilitar a visualização do tipo de deficiência


				
					Carteira do Autista de Maceió agora vem com cordão de identificação
Além da carteira, famílias recebem também um porta-cartão e o cordão de identificação do autista. Ascom Semdes

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Maceió anunciou que as famílias que solicitaram a Carteira de Identificação do Autista também receberão um cordão de identificação.

O objeto servirá para facilitar a visualização do tipo de deficiência e compreensão do público, garantindo, assim, os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital.

Leia também

Em Maceió, já foram emitidas 1.700 carteiras pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes). A solicitação pode ser feita na sede da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço.

O município também oferece outros serviços para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A assistente social da Semdes, Raquel Ferreira, elencou alguns deles.

“A Prefeitura de Maceió fornece auxiliares de sala nas escolas, com atendimento educacional especializado, gratuidade no transporte público com o Cartão Vamu Especial; assento preferencial para os autistas nos ônibus, prioridade no cadastro habitacional, o benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros”, pontuou.

BPC

O Benefício de Prestação Continuada é um auxílio da política pública de assistência social do Brasil, que pode ser solicitado por pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para ter acesso ao benefício, a pessoa com autismo precisa apresentar o laudo médico que comprove sua condição e que indique a limitação para manter o sustento econômico.

É necessário comprovar também que a renda familiar per capita é de até ¼ do salário mínimo. Em 2024, com o salário mínimo em R$ 1.412, a renda por pessoa da família não pode ser superior a R$ 353,00.

Em Maceió, para requerer o auxílio, a pessoa com TEA, ou responsáveis podem procurar o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no Centro, ou a sede do Sede do Cadastro Único, na Serraria, das 8h às 16h. Não precisa agendar.

CONFIRA OS ENDEREÇOS

  • Sede do Cadastro Único (Av. Menino Marcelo, S/N, Serraria. Entre o GBarbosa e a Drogasil). Telefones: (82) 3312-5975/ 3312-5924;
  • Centro de Atendimento Socioassistencial (Rua Engenheiro Roberto Gonçalves de Menezes, antiga Rua da Praia, 71, no Centro). Telefone: (82) 3312-5927.

SERVIÇO

A solicitação das Carteiras de Identificação do Autista de Maceió pode ser feita nas instituições que atendem ao público autista e na sede da Semdes, que fica na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço, das 8h às 14h. Telefone: (82) 3312-5911.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • RG e CPF dos pais do usuário;
  • RG e CPF do usuário;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Nascimento do usuário;
  • Duas fotos 3x4;
  • Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID), que identifique o Transtorno do Espectro Autista;
  • Encaminhamento da instituição ao qual está vinculado (se houver vínculo);
  • Termo de Responsabilidade, assinado na Semdes, pelo responsável do usuário (não estando vinculado a nenhuma instituição);
  • Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas