
O Blocão do Domingão dará início ao resgate do carnaval de Maceió, trazendo de volta a festa à cidade após mais de 20 anos sem grandes celebrações durante o feriado.
A ação tem como objetivo movimentar a economia local e atrair tanto turistas quanto alagoanos. O convite oficial será feito neste sábado (15), às 15h, no Posto 7, na praia de Jatiúca, com gravação de vídeo, frevo e samba no pé.
Leia também
Já no domingo de carnaval, dia 2 de março, o Blocão do Domingão levará nove blocos para a orla de Ponta Verde, a partir das 14h, com concentração na Praça Sete Coqueiros e percurso até o Marco dos Corais.
A proposta do Blocão visa revitalizar o carnaval em Maceió, transformando a cidade de um destino de descanso para um polo de festas no período do Rei Momo. O carnaval brasileiro movimenta anualmente cerca de R$ 8 bilhões, e a expectativa é que a cidade deixe de perder aproximadamente R$ 200 milhões, com a volta das festividades.
Segundo Carlito Lima, presidente do bloco Nêga Fulô e idealizador do Blocão, a falta de carnaval tem prejudicado a economia local, afetando ambulantes, taxistas, músicos, hotéis e diversos outros setores. “Nos últimos anos, fiz uma enquete com turistas, e eles nunca disseram que vinham para Maceió por causa da falta de carnaval. Muitos participaram do Nêga Fulô”, explicou.
Com um perfil inclusivo, o Blocão do Domingão reunirá blocos como Nêga Fulô, Só Vai Quem Chupa, Bonecos da Cidade, Turma da Biloca, Siri Mole, Sonho Encantado (com crianças), Mamãe Eu Quero, Poço na Folia e Focuarte, com expectativa de reunir cerca de 3 mil foliões. O desfile contará ainda com um carro alegórico e a participação das passistas da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara, campeã do carnaval local.
O Bloco da Focuarte também trará manifestações culturais populares, com 10 folguedos confirmados, como Pastoril Recordar é Viver, Ciranda da Melhor Idade, Foliões da Melhor Idade, Chegança Silva Jardim, Coco da Companhia Flor Que Se Cheire, entre outros. O mestre de Guerreiro e presidente da Focuarte, João Lemos, será o homenageado do bloco Nêga Fulô neste carnaval.
Serviços:
Convite oficial para o Blocão do Domingão
- Data: Sábado, 15 de fevereiro
- Horário: 15h
- Local: Posto 7, orla da praia de Jatiúca
Blocão do Domingão
- Data: Domingo, 2 de março
- Horário: a partir das 14h
- Concentração: Praça Sete Coqueiros, orla de Ponta Verde
- Percurso: Da Praça Sete Coqueiros ao Marco dos Corais
- Local: Av. Silvio Viana, orla de Ponta Verde