O centro de Maceió amanheceu em clima de Black Friday nesta sexta-feira (29). As lojas abriram mais cedo, algumas às 6h, e os consumidores aproveitaram para garantir descontos em eletrodomésticos, móveis, roupas e calçados. Ruas cheias, vitrines coloridas e longas filas mostraram que a data virou um evento importante para o comércio local.
Muitos consumidores usaram parte do 13º salário para aproveitar as ofertas. “Sempre venho no Centro na Black Friday. Hoje, comprei uma geladeira e vou tentar pegar um fogão mais tarde. É bom comprar agora, porque no fim do ano tudo fica mais caro”, disse Renata Alves, de 42 anos, que estava acompanhada do marido e dos dois filhos.
André Luiz, motorista por aplicativo, de 34 anos, também aproveitou o dia para fazer compras. “Já vim com a lista pronta: celular para mim e um tênis de presente para o meu filho. Já passei em três lojas para comparar preços e achei promoções boas, mas tem que ter cuidado porque algumas coisas só estão com 10% de desconto, e chamam isso de oferta.”
A estudante Camila Santos, de 21 anos, contou que só veio para o Centro porque viu uma promoção online. “Eu vi no Instagram de uma loja que as sandálias estavam pela metade do preço, mas só para quem comprar aqui. Então, vim cedo para garantir.”
Artigos Relacionados
Já a aposentada Maria José, de 68 anos, estava de olho nos presentes de Natal para os netos. “Comprei umas roupas e vou ver brinquedos em outra loja. O Centro está muito cheio, mas vale a pena pela economia.”
Lojas movimentadas e expectativas altas
Do lado dos lojistas, o movimento da Black Friday trouxe otimismo. Marcelo Silva, gerente de uma loja de eletrodomésticos, disse que o dia é o mais importante do ano para as vendas. “Hoje esperamos vender 30% a mais do que no ano passado. Abrimos às 6h e vamos até as 22h. Os produtos mais procurados estão sendo televisores, geladeiras e celulares.”
Para dar conta da demanda, Marcelo contou que a loja contratou 12 funcionários temporários e reforçou o estoque. “A ideia é zerar tudo que tem no estoque até domingo. A Black Friday virou um evento de fim de semana inteiro para o comércio.”
Na loja de móveis vizinha, a gerente Vanessa Costa explicou que a aposta foram os descontos agressivos. “Temos sofás com 50% de desconto e parcelamento em até 24 vezes. Nosso maior movimento é hoje, mas vamos manter as promoções até domingo.”
No setor de roupas e calçados, o movimento também foi intenso. “Tênis e sapatos sociais estão sendo os mais vendidos. Contratamos cinco vendedores temporários só para hoje, e todos estão no chão da loja. A Black Friday é importante para atrair novos clientes e melhorar nosso faturamento do ano”, disse Ana Cláudia, gerente de uma loja de calçados.
Quem também estava no Centro era o jovem Tiago Almeida, de 17 anos. Ele economizou parte do dinheiro que ganhou em um trabalho temporário para aproveitar as ofertas. “Estou procurando uma mochila para o colégio e um fone de ouvido. Achei os preços bons, mas tem muita fila em todo lugar.”
Já Paula Ribeiro, professora de 35 anos, foi ao Centro com as amigas. “A gente vem todo ano, mas é mais para olhar. Já achei umas blusas com preço ótimo, e minha amiga comprou um vestido com 60% de desconto. Vale a pena!”
Mesmo com as boas promoções, alguns consumidores alertaram para os cuidados na hora das compras. “Eu vi uma TV em uma loja que dizia estar na promoção, mas, no mês passado, o preço era o mesmo. É importante pesquisar antes e não cair na empolgação”, afirmou João Ricardo, analista de sistemas, de 28 anos.
Comércio otimista com o fim de semana
Os lojistas do Centro acreditam que o movimento deve continuar forte nos próximos dias. “A Black Friday já virou Black Weekend. Vamos manter as promoções até domingo e, na segunda, fazer uma queima de estoque com o que sobrar”, disse Juliana Monteiro, dona de uma loja de roupas.
Com consumidores de todas as idades e perfis lotando o Centro, a Black Friday se consolidou como uma das datas mais importantes para o comércio de Maceió. Para quem ainda não foi, a dica é pesquisar e aproveitar com consciência.