Em visita à capital alagoana na ocasião da abertura regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020, os bispos do Regional Nordeste 2 visitaram na tarde desta quinta-feira (27) os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, afetados pelos afundamentos geológicos decorrentes da mineração de sal-gema.
Dom Antônio Muniz, arcebispo metropolitano de Maceió, disse que os próprios bispos, cientes da situação, solicitaram a visita. "As pessoas permanecem firmes e fortes em oração [na região], e estamos dando toda assistência necessária.
Leia também
O grupo de bispos conversou com os moradores que mais persistentes, que continuam nos bairros, por convicção ou necessidade, e algumas cenas chamaram sua atenção, como as palavras escritas nas paredes de algumas casas por moradores.
"Em uma casa estava escrito 'aqui morou uma família', em outra a palavra 'justiça'. Isso tocou meu coração. São pessoas que estão deixando suas vidas, seus sonhos, sem a perspectiva de um futuro", desabafou o bispo de Garanhuns (PE), Dom Paulo Jackson.
Ele pediu para que os olhares ultrapassem a mera solidariedade, e enxerguem de forma mais ampla os acontecimentos. "A natureza cobra os anos de exploração indevida, que levaram a essa situação. E devemos estar atentos, enquanto pastores, para cobrar medidas e providências necessárias para essas famílias", concluiu.
Campanha da Fraternidade 2020
Os bispos da Regional Nordeste 2, parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram na capital alagoana para a abertura regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020. O evento ocorre nesta sexta-feira (28), dentro das comemorações pelos 100 anos da criação da arquidiocese alagoana. Ela engloba os Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O tema da campanha deste ano é "Fraternidade e vida: dom e compromisso", com o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele", que está no livro de Lucas, da Bíblia cristã. A inspiração é a parábola do Bom Samaritano e na vida de santa Dulce dos Pobres, canonizada recentemente pelo Vaticano.
A abertura regional será realizada a partir das 14 horas, no auditório do Colégio Santa Madalena Sofia, no Farol. Serão ressaltados diversos exemplos de solidariedade executados pela Igreja Católica no Estado, com o objetivo de promover os ideais da campanha. Haverá ainda uma missa na Catedral Metropolitana de Maceió, às 18 horas, com a presença dos bispos da Regional.