Um avião russo chamou a atenção, nessa segunda-feira (30), no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Trata-se de um quadrimotor Ilyushin IL-76TD, modelo desenvolvido à época da União Soviética e que continua em produção até hoje na Rússia.
A aeronave atraiu spotters, em tradução livre do inglês, ‘observadores’ - no caso dos aviões, são chamados também de "plane spotter". Essas pessoas são observadoras de aeronaves e que podem também fazer registros fotográficos. A partida do avião também assustou os maceioenses, já que o barulho das turbinas foi ouvido em vários bairros da cidade.
Leia também
De acordo com informações do portal Aeroin, a aeronave pousou em Maceió às 8h30 de ontem. Ele partiu da Jordânia no domingo (29) e fez uma escala na Nigéria, antes de chegar à capital alagoana. O modelo só é visto no Brasil em voos fretados ou em escalas técnicas.
O avião é registrado sob a matrícula EX-76010, um exemplar operado pela New Way Cargo Airlines, uma companhia aérea baseada no Quirguistão, um país na Ásia Central.
A operação do avião cargueiro no país é apenas uma parada técnica para reabastecimento e descanso de tripulação. A aeronave decolou por volta das 23h dessa segunda, com destino ao Chile.
Em Maceió, muitas pessoas foram pegas de surpresa e ficaram assustadas com o barulho do avião. Nas redes sociais, maceioenses relatam ter ouvido ou avistado a aeronave nos bairros da Jatiúca, São Jorge e Cruz das Almas, por exemplo. Muitas pessoas também foram ver de perto a decolagem do avião rumo ao Chile.
Veja o vídeo que mostra momento da chegada da aeronave em Maceió:
Conforme explicou a página MCZAviation, pelo novo perfil de saída, as aeronaves curvam após atingir 2 mil pés, nas proximidades da região da UPA do Benedito Bentes. No entanto, o IL76 só conseguiu atingir essa altitude na praia de Riacho Doce, em Ipioca, cruzando baixo e assustando moradores da parte baixa da cidade.
“Passou aqui na Jatiúca, pensei que fosse cair aqui com tanto barulho. Misericórdia!. Cheguei a ver a aeronave”, disse um internauta. Outro conta que achou que o avião estivesse caindo, devido ao barulho. “Me levantei na hora para ver o que estava acontecendo, mas não vi o avião”.