
Com a chegada da Quaresma e a proximidade da Semana Santa, comerciantes dos Mercados Públicos, Centro Pesqueiro e Balanças de Peixe em Maceió já sentem um aumento significativo na procura por pescados e mariscos. O período impulsiona a renda de trabalhadores do setor, que se preparam para atender o crescimento da demanda.
Para Maria Niedja, vendedora no Centro Pesqueiro do Jaraguá, essa época do ano é sinônimo de boas vendas. Desde a infância, ela trabalha com pescados, tradição que mantém até hoje ao lado da família.
Leia também
"Com cinco anos já limpava camarão, depois fui tratar peixe, e nisso me criei. Casei, tive meus filhos e ainda vivo desse meio. Meu marido e meus filhos pescam, e eu fico aqui todos os dias vendendo. Essa época é uma maravilha porque conseguimos lucrar mais. Vendemos cioba, dourado, arabaiana, camarão e sururu, tudo limpo e fresco", destaca Niedja.
O casal Maria Santana e Benedito Batista, que segue a tradição católica de consumir peixe às sextas-feiras durante a Quaresma, já garantiu o ingrediente principal para a peixada ao molho da semana.
"Todo ano realizamos essa penitência. Na Semana Santa, nos reunimos na casa da irmã do Benedito, e cada um leva um prato. Sempre tem pirão, peixe frito, ensopado e camarão", conta Maria.
O administrador do Centro Pesqueiro do Jaraguá, Jobson Lopes, reforça que os comerciantes estão prontos para atender o público com uma grande variedade de produtos frescos e agradece o suporte da gestão municipal.
"Já começou a grande movimentação da população em busca de frutos do mar, e a Prefeitura de Maceió sempre nos apoia para que o Centro Pesqueiro melhore a cada dia. Então, venham garantir seus peixes e frutos do mar, pois a Semana Santa está chegando, e nosso objetivo é oferecer o melhor às famílias maceioenses", afirma.
Confira os horários de funcionamento dos pontos de venda de pescados em Maceió
📍 Balanças de Peixe
Garça Torta – 8h às 14h (todos os dias)
Pajuçara – 8h às 14h (todos os dias)
Jatiúca – 8h às 14h (todos os dias)
📍 Centro Pesqueiro
Jaraguá – 6h às 18h30 (todos os dias)
📍 Mercados Públicos
Jacintinho – 6h às 14h (todos os dias)
Benedito Bentes – 6h às 14h (todos os dias)
Tabuleiro – 6h às 14h (todos os dias)
Produção – 6h às 14h (todos os dias)
Com a chegada da Semana Santa, a expectativa dos comerciantes é de que as vendas continuem em alta, garantindo renda extra para quem vive do comércio de pescados e proporcionando à população produtos frescos e de qualidade.